• Carregando...
Máxima não passou dos 18,3º na capital neste domingo | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Máxima não passou dos 18,3º na capital neste domingo| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O inverno terminou oficialmente na sexta-feira (22), mas a temperatura caiu neste domingo (24), no segundo dia de primavera, depois de uma semana de calor e sol intensos. A explicação está na chegada de ventos úmidos vindos do oceano que conseguiram ultrapassar um bloqueio atmosférico, que contribuiu para o tempo quente e seco dos últimos dias na capital e em diversas cidades do interior do estado.

A manhã e tarde deste domingo em Curitiba foram nubladas, com temperatura que oscilou entre 16,5º e 18,3º . Há possibilidade de pancadas isoladas para a capital para esta noite e, por volta das 17h, chovia em alguma regiões do estado - entre Guarapuava e Cascavel, nas serras que acompanham a rodovia BR-277 -, e na região de Londrina e Apucarana. Houve ainda registro de garoa em São José dos Pinhais e Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

LEIA TAMBÉM: Grupo organiza dança da chuva para acabar com a seca

O céu encoberto e as temperaturas mais baixas do que as observadas na semana passada se estende, segundo o Simepar, do litoral até os campos gerais. Já as faixas norte e oeste do estado permanecem com o clima mais quente e seco.

Do oceano para o continente

A mudança do tempo está associada aos ventos úmidos e frios que sopram do oceano para o continente, explica o meteorologista Reinaldo Kneib. O inverno atípico vivido pela capital e parte do estado foi proporcionado por bloqueios atmosféricos que normalmente ocorrem no sudeste do oceano Pacífico, ao sul do continente americano, e também no oceano Atlântico, ao sul da Argentina.

“Esses bloqueios atmosféricos impedem que as massas polares que se formam na região da Argentina nos atinjam com força. Foi o que aconteceu mais recentemente”, informa Reinaldo. O fenômeno ocasionou os dias quentes e ensolarados vividos nas últimas semanas. Segundo o meteorologista, o efeito costuma ter duração de dez dias mas, em alguns casos, pode chegar a durar 30 dias.

“Os bloqueios perderam força e, agora, tudo indica que voltamos ao normal”, comenta. Assim, a perspectiva para o decorrer da semana, em Curitiba, é de dias nublados e temperatura mais baixa. Para amanhã (25), a mínima esperada é de 14º e a máxima não passa dos 25º. O cenário se repete na terça-feira (26).

A chuva deve chegar ao interior do Paraná e também à capital na quarta-feira (27). A expectativa do Simepar é que precipitações mais intensas atinjam a capital no fim da tarde ou início da noite, quando a mínima pode chegar a 14º, e se repitam na quinta-feira (28), mantendo o tempo úmido e temperaturas mais baixas em boa parte do estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]