• Carregando...
“Adan y Eva”, de Torres García, rasurada no MON | Rogério Galindo/Gazeta do Povo
“Adan y Eva”, de Torres García, rasurada no MON| Foto: Rogério Galindo/Gazeta do Povo

As duas obras internacionais que foram danificadas no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, foram perfuradas com caneta ou com lápis, informou a direção da instituição, por meio de nota emitida nesta segunda-feira (24). As duas telas continham retratos de mulheres nuas e foram vandalizadas na altura da genitália. Os quadros foram encaminhados para restauração.

Uma das telas danificadas é “Adan y Eva”, de autoria do uruguaio Joaquín Torres Garcia – que mostra os personagens nus, com a serpente representada por uma mulher. A outra obra é “Nereidas Modernas”, assinada pelo paranaense Rodolplho Doubek e que pertence ao Museu Alfredo Andersen, de Curitiba. Segundo o MON, as duas obras são “de valor artístico inestimável”. “O museu acionou o seguro e essas obras já estão em processo de restauro”, consta da nota.

Curitiba em 360º: vídeo em múltiplos ângulos é lançado no aniversário da cidade; assista

A direção do MON não concedeu entrevista sobre o incidente e, em nota, disse que segue as normas nacionais internacionais de segurança e que o acesso ao museu conta com detector de metais e vistoria de bolsas e sacolas dos visitantes. O museu acrescentou que imagens gravadas pelo circuito interno de câmeras de segurança já estão sendo analisadas e que “as providências necessárias para investigação estão sendo tomadas junto às autoridades competentes”.

A Polícia Civil do Paraná informou que não recebeu registro da ocorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]