• Carregando...
Vereadores relembraram 26% da frota de Curitiba já está vencida e que número deve aumentar até o fim do ano | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Vereadores relembraram 26% da frota de Curitiba já está vencida e que número deve aumentar até o fim do ano| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os ônibus de Curitiba podem trazer a sua data de validade estampada na lataria. O vereador Goura (PDT) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal que obrigaria as empresas a indicar o ano de fabricação dos coletivos. A proposta vem na sequência da denúncia da Gazeta do Povo de que 26% da frota da cidade já ultrapassou os 10 anos de limite de circulação.

VEJA TAMBÉM: Saiba se o ônibus que você pega está ou não vencido

De acordo com o parlamentar, a medida ajudaria a fazer com que a própria população fiscalizasse a condição dos veículos da capital. “A idade dos ônibus está totalmente ligada à qualidade do serviço prestado pelas empresas”, explica. Goura aponta ainda que os ônibus velhos poluem mais, além de serem mais desconfortáveis e propensos a quebrar.

Segundo o projeto de lei, a data seria colocada em um lugar de fácil visualização, preferencialmente ao lado das portas, próximo ao cobrador e no vidro dianteiro. Se aprovada, a proposta prevê multa de R$ 200 para as empresas de ônibus que descumpram a regra — valor que seria dobrado em caso de reincidência.

No entanto, a ideia ainda tem um longo caminho dentro da Câmara. A iniciativa foi protocolada e agora aguarda instrução técnica da Procuradoria Jurídica da casa. A partir disso, deve passar por comissões temáticas para, então, seguir para o plenário.

Por meio de nota, a Setransp, que representa os empresários do setor de transporte, considerou que a iniciativa criará um “gasto desnecessário à já delicada situação financeira do sistema” e destaca que existem meios mais simples para descobrir o ano de fabricação de um veículo. Entre as sugestões apresentadas está o uso de um aplicativo no qual o usuário pode pesquisar pela placa do veículo.

Ônibus em pauta

A indicação do ano de fabricação dos ônibus não foi o único tema relacionado ao sistema de transporte de Curitiba a passar pela Câmara. Os vereadores voltaram a discutir a necessidade de uma renovação da frota. Osias Moraes (PRB) classificou o sistema como sucateado e relembrou que, até o fim de 2017, 529 dos 1.656 ônibus da cidade vão estar vencidos.

O parlamentar defende que a liminar concedida em 2013 às empresas do transporte público que desobriga a renovação seja derrubada ou que os empresários cheguem a um acordo sobre o tema. O vereador diz ter se assustado com a situação dos ônibus após ter embarcado em um biarticulado. “Você tem a sensação que o ônibus vai partir. Ele passa em determinados lugares que você tem a sensação que o ônibus não vai aguentar”, relembra.

Já Rogério Campos (PSC) apontou que a má condição dos veículos é uma das razões que afasta o usuário do transporte público. “Se nós queremos aumentar a quantidade de passageiros no sistema, temos que melhorar a qualidade nos ônibus”, completou Ezequias Barros (PRP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]