• Carregando...
São nove mandados em todo o Paraná | Gerson Klaina/Tribuna do Paraná/Arquivo
São nove mandados em todo o Paraná| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná/Arquivo

A Polícia Civil do Paraná cumpriu na manhã desta sexta-feira (20) nove mandados de busca e apreensão em todo o estado para apurar crimes de exploração sexual contra crianças. Os mandados estão sendo cumpridos em Curitiba, Londrina e Maringá e fazem parte da Operação Luz na Infância I, que também acontece em outras regiões do país.

No estado, seis pessoas foram presas em flagrante por possuírem esse tipo de material em computadores e celulares. Segundo a polícia, em Curitiba, uma mulher de 33 anos foi detida suspeita de manter relações sexuais com o próprio filho de 11 anos. As imagens eram registradas pelo padastro do garoto. Os dois foram presos em flagrante.

“Não esperávamos que a própria mãe cometesse esse ato. Foi um choque”, contou o delegado José Barreto, um dos responsáveis pelo cumprimento dos mandados desta sexta-feira. Segundo ele, a denúncia foi feita pelo pai da criança a partir de uma reclamação feita pelo próprio menino. Para Barreto, as investigações apontam que essa prática era recorrente desde o último mês de maio. O garoto foi levado para acompanhamento psicológico do Núcleo de Proteção à Criança e Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria).

Investigações

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a operação desta sexta-feira é resultado de seis meses de investigação. Os alvos foram identificados através de um levantamento de informações realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo dos mandados é coletar computadores, celulares e outros equipamentos usados para armazenas conteúdos de pedofilia. Esse material deverá ser usado para indiciar e prender possíveis criminosos.

No Paraná, a operação foi coordenada pela Agência de Inteligência da polícia e conta com mais de 40 policiais do Núcleo de Combater a Cibercrimes (Nuciber), do Nucria, Grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), Centro do Operações Especiais (Cope) e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc).

Além do Paraná, a Operação Luz na Infância I acontece em outros 23 estados. Ao todo, ela visa 184 alvos e deve cumprir 172 mandados de busca e apreensão. Segundo o balanço da Sesp, em todo o Brasil, são 892 agentes de segurança envolvidos no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]