• Carregando...
 | DANIEL CASTELLANO/DANIEL CASTELLANO
| Foto: DANIEL CASTELLANO/DANIEL CASTELLANO

Ao contrário dos anos anteriores, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Curitiba deixarão de atender no período entre Natal e ano novo. A partir do próximo dia 22 de dezembro, o expediente já estará suspenso em 91 dos 110 nos postos da cidade e só voltam a abrir no dia 2 de janeiro — ou seja, apenas 19 continuarão abertos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida se encaixa na política de corte de custos da prefeitura e atende à demanda da época, que baixa com a chegada das festas de fim de ano.

Veja a lista das unidades que terão atendimento no período.

As UBSs que ficarão abertas – duas por distrito sanitário e uma unidade básica no distrito sanitário da Matriz — vão funcionar no período entre 26 a 29 de dezembro, das 8h às 17h. Haverá atendimento médico, odontológico e vacinação. Usuários cadastrados também vão poder retirar medicamentos nas unidades de seus respectivos distritos.

O sindicato que representa os servidores municipais (Sismuc) concorda que o fluxo de pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde de Curitiba tem queda brusca nesta época do ano, mas alerta que a decisão da prefeitura de fechar a grande parte dos espaços pode sobrecarregar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que atenderão em escala normal durante o recesso.

Leia também: passageiros reclamam do horário de férias dos ônibus

“São dias de movimento fraco, mas em alguns, como na véspera e depois no Natal e do Ano Novo, as UPAs se sobrecarregam por causa de acidentes, muitos acidentes com fogos das festas, gente que acaba exagerando na alimentação e depois passa mal. É importante que haja reforço nessas UPAs”, avalia Irene Rodrigues dos Santos, coordenadora geral do sindicato.

A SMS nega que a medida acarrete em sobrecarga de atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade porque, segundo a pasta, a natureza dos casos de pacientes que buscam as UPAs é distinta daqueles que procuram as UBSs.

Reposição da greve

A escala de atendimento nos postos de saúde que ficarão abertos inflamou os servidores. É que, para compor esta escala, a prefeitura selecionou funcionários que têm horas a ver por causa da greve dos servidores de meados deste ano.

A categoria alega que a decisão vai contra o diálogo proposto pela Justiça para o cumprimento destas horas. De acordo com o Sismuc, o fato de a Secretaria Municipal de Saúde ter sido a última pasta a definir os horários de reposição dos seus trabalhadores, ainda neste mês, foi uma estratégia para obrigar técnicos e enfermeiros a entrarem na escala sem a necessidade de pagar horas extras.

“A Secretaria Municipal de Saúde teve desde setembro para conversar sobre a reposição. A gente entende que é uma prática unilateral. Nós nunca deixamos de concordar que tem que ser pagas as horas, mas nós queríamos um calendário que pudesse dialogar com os trabalhadores, como foi proposto”.

Em nota, a SMS disse que a possibilidade de reposição neste momento é oportuna. “A Saúde contou com baixa adesão à greve e parte dos servidores já fizeram essa reposição. Aos servidores que não fizeram a reposição anteriormente, abre-se esta possibilidade”, pontuou a pasta.

Secretaria e sindicato têm uma reunião agendada para esta sexta-feira (15) para tratar sobre o assunto.

Veja quais unidades ficarão abertas

Matriz
Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho: Rua 24 de Maio, s/n.º, Praça Ouvidor Pardinho.

Bairro Novo
Unidade de Saúde Xapinhal: Rua Elbe de Macedo, s/nº, Sítio Cercado.
Unidade de Saúde Sambaqui: Rua Roberto Dala Barba, 44, Sítio Cercado.

Boqueirão
Unidade de Saúde Waldemar Monastier: Rua Romeu Bach, 80, Boqueirão.
Unidade de Saúde Visitação: Rua Bley Zorning, 3136, Boqueirão.

Boa Vista
Unidade de Saúde Pilarzinho: Rua Amauri Lange Silvério, 1251, Pilarzinho.
Unidade de Saúde Tarumã: Rua José Veríssimo, 1352, Bairro Alto.

Cajuru
Unidade de Saúde Cajuru: Rua Pedro Bochino, 750, Vila Oficinas.
Unidade de Saúde Salgado Filho: Avenida Senador Salgado Filho, 5265, Uberaba.

Portão
Unidade de Saúde Guaíra: Rua São Paulo, s/n, Vila Guaíra.
Unidade de Saúde Santa Quitéria II: Rua Bocaiuva, 310, Santa Quitéria.

Tatuquara
Unidade de Saúde Caximba: Rua Delegado Bruno de Almeida, 7881, Caximba.
Unidade de Saúde Moradias da Ordem: Rua Juvenilson Americo de Oliveira, 240, Tatuquara.

CIC
Unidade de Saúde Oswaldo Cruz: Rua Pedro Gusso, 3749, Cidade Industrial.
Unidade de Saúde Atenas: Rua Emilia Erichsen, 45, Cidade Industrial.

Pinheirinho
Unidade de Saúde Sagrado Coração: Rua Antonio Claudino, 375, Pinheirinho.
Unidade de Saúde Vila Feliz: Rua Pedro Gusso, 866, Novo Mundo.

Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade: Via Vêneto, 10, Santa Felicidade.
Unidade de Saúde São Braz: Rua Antonio Escorsin, 103, São Braz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]