• Carregando...
Ao todo, bolo terá 1.700 quilos e 100 metros | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ao todo, bolo terá 1.700 quilos e 100 metros| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Como celebração ao dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Santuário do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, vai vender pedaços de um bolo gigante, com 100 metros de comprimento e 1.700 quilos, nesta quarta-feira (11). A venda é antecipada porque a quarta-feira é o dia da tradicional novena da paróquia, o que faz com que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local no dia. Foram colocadas oito mil medalhas alusivas à data na massa.

O bolo deve render cerca de 10 mil pedaços e cada fatia será vendida por R$ 4. A coordenadora de pastoral do santuário, Fabiana Sá, afirma que a ideia é que fazer com que os fiéis que forem à última novena possam comprar um pedaço do doce, mas ela faz uma ressalva: “A gente fez para tentar atender a todo mundo que quer, mas não dá para saber. Da última vez, acabou no começo da tarde. Enquanto tiver bolo, a gente vai estar lá vendendo”, destacou. As novenas ocorrem de hora em hora às quartas-feiras, das 6h às 22 horas.

Para fazer o bolo, estão sendo usados cerca de 500 quilos de farinha de trigo, 450 quilos de açúcar, 50 quilos de fermento em pó, além de 11.500 ovos.

A ação também servirá para arrecadar fundos para custear a finalização das obras do centro comunitário da igreja, que está em fase final de construção e tem previsão para terminar em novembro.

Bolo abriga 8 mil medalhas alusivas à dataAniele Nascimento/Gazeta do Povo

Seis dias de trabalho

A coordenadora de pastoral do santuário, Fabiana Sá, que está responsável pelo processo de produção do bolo, conta como estão sendo os últimos seis dias, desde que o trabalho começou, na quinta-feira (5). “A gente tem trabalhado quase sem parar. Dividimos os voluntários e unimos forças para atingir a meta de entregar tudo antes das 6 horas da quarta-feira”, contou.

Para cumprir o prazo, os voluntários do Santuário do Perpetuo Socorro contam com gente experiente. O bolo está sendo feito na Paróquia de Santo Antônio, no Boa Vista, que há 23 anos vende bolos com imagens de Santo Antônio no mês de junho. Além de voluntários acostumados com a tarefa, a paróquia tem uma cozinha equipada para o trabalho. “Eles nos acolheram e estão nos ajudando, não só cedendo a cozinha como também com os voluntários. Não temos estrutura no Perpétuo Socorro para uma tarefa dessas, então é uma bênção poder contar com eles”, disse Fabiana.

Segundo a coordenadora, esta é a segunda vez que o Santuário realiza a venda de um bolo. A ideia partiu de sua mãe, Anita, e no último dia 21 de junho, dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a paróquia fez um bolo com 27 metros. O sucesso foi tamanho que a iniciativa será ampliada para o dia da padroeira do Brasil. “Um dos padres disse que a gente teria que fazer mais, porque ele queria que as pessoas tivessem a chance de comer bolo mesmo que viessem tarde ao local. Então agora estamos fazendo 100 metros”, disse Fabiana, que revela que a venda na primeiro oportunidade se estendeu entre 6 e 14 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]