• Carregando...
 | Foto: Arquivo pessoal/
| Foto: Foto: Arquivo pessoal/

Era para ser só mais um sábado de trabalho para o soldado da Polícia Militar Lincoln Zapzalka, mas ele acabou passando por uma situação inédita em seus seis anos de corporação. O soldado, que trabalha há cinco anos no posto policial localizado dentro do Passeio Público, no Centro de Curitiba, recebeu um alerta de uma frequentadora do parque na tarde deste sábado (18), que dizia ter um homem se afogando no lago.

Zapzalka não pensou duas vezes. Entrou no lago para tentar salvar o homem, de aproximadamente 60 anos. “Eu prontamente saí de dentro da base e fui em direção ao lago, lá eu presenciei que teria uma pessoa se afogando e de imediato tirei a cinta de guarnição, entreguei a outro PM e entrei na água”, conta o policial.

O soldado chegou a tempo de salvar o homem que estava se afogando e foi o responsável a fazer o atendimento de primeiros socorros antes da chegada dos Bombeiros. Como o homem foi parar no meio do lago? Segundo o PM, quem estava passando por ali informou que ele estaria embriagado e acabou caindo na água.

As margens do lago não são fundas. Segundo Zapzalka, a água chega mais ou menos na altura da cintura, mas o soldado garante que o lago fica mais fundo conforme vai chegando ao meio. Além disso, exatamente no meio do lago passa um canal, o que faz com que a profundidade nesse ponto chegue a quase dois metros de altura.

Zapzalka disse à reportagem que optou por entrar na água e salvar o homem por instinto. “Foi instinto, mesmo. A gente vendo uma pessoa pedindo socorro, se afogando... até os Bombeiros chegarem, seria o tempo que ele levaria para entrar em óbito”, disse o soldado.

A vítima apresentava grau 2 de afogamento, segundo o soldado que o resgatou. Esse é um estágio médio, em que ainda não há parada cardiorrespiratória, mas a vítima já engoliu muita água.

De folga neste domingo (19), o soldado Zapzalka diz estar com o sentimento de dever cumprido. “A satisfação grande que a gente sente de salvar uma vida, você saber que evitou que uma família ficasse em luto”, comemora o PM.

Esse não foi o primeiro caso de afogamento no Passeio Público neste ano. Em agosto, turistas encontraram um corpo no mesmo lago em que Zapzalki entrou para salvar a vida de um homem neste sábado (18). O homem morto em agosto foi identificado como Alessandro Ribeiro dos Santos, 41 anos. Conforme a Polícia Civil, imagens das câmeras de monitoramento registraram Santos dentro da água do lago, nadando por volta das 19h do dia anterior. Não se sabe o que aconteceu, mas ele acabou se afogando e foi encontrado morto na manhã de domingo por dois turistas que pagaram para passear de pedalinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]