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 | Marco Charneski/Tribuna do Parana
| Foto: Marco Charneski/Tribuna do Parana

A pouca iluminação no trecho da Linha Verde Norte (BR-476) que está em obras, entre o Bairro Alto e o Bacacheri, em Curitiba, está trazendo insegurança aos motoristas que passam por ali no período da noite. AIém de haver o tráfego rotineiro da rodovia, as obras geram mudanças constantes nas entradas para retornos e para vias de acesso ao bairro, por exemplo, que não podem ser encontradas sem uma placa bem iluminada. O medo de acidentes também paira sobre a região.

“Só estando aqui todos os dias para saber onde entrar durante a noite, e olha lá”, conta o taxista José Geraldo Souza, que costuma trabalhar no ponto do Hospital Vita, que fica em frente ao trecho em obras. De acordo com Souza, as sinalizações laterais da via ficam totalmente escuras quando o sol se põe. Mesmo com a prática diária no trânsito da região, porém, o motorista conta que já passou do acesso por não enxergar a entrada.

O problema se estende para quem precisa necessariamente passar pela rodovia para chegar ao trabalho. É o caso do técnico em radiologia Cleiton Joekel, que vai de carro ao Hospital Vita todos os dias. “Eu saio no período noturno, e várias vezes já passei medo de bater porque as placas sinalização não são refletivas”, reclama. Além disso, Joeckel explica que alguns cones iluminados que sinalizavam a via no ano passado, já não se encontram mais no local: “Os cones não tinham uma luz muito forte, mas já era alguma coisa. Agora eles simplesmente sumiram”. Os poucos postes de luz no trecho, enquanto isso, têm uma luz amarelada e fraca, que não dá conta de clarear todo o trânsito por ali.

Apesar da população entender que se trata de um trecho em obras e, portanto, ainda sem iluminação definitiva, a falta de planejamento incomoda. “Essas coisas de iluminação precisam ser previstas antes do início das obras, para que não tenha esse tipo de problema que pode acabar até em acidente”, opina Simone Paraíso, funcionária de um estabelecimento da região que usa a Linha Verde para chegar ao trabalho. De acordo com Simone, a penumbra é ainda pior por causa das mudanças constantes que a obra gera na Linha Verde, tornando necessário maior atenção.

Três anos de obras

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) afirma que, nos próximos quatro meses, novos postes de iluminação devem ser instalados no trecho em questão. A promessa é de que a iluminação siga os moldes dos postes que funcionam na Linha Verde Sul.

Sobre os cones de iluminação que foram removidos, a pasta explica que provavelmente os objetos foram furtados. Também afirma que irá notificar a empresa que está executando as obras, para que os mesmos sejam substituídos.

As obras da Linha Verde Norte começaram em novembro de 2015, e, na época, tinham previsão de um ano para a conclusão. De acordo com a secretaria, a previsão atual é de que o término aconteça até o fim do primeiro semestre de 2018 - a depender das chuvas que atingirem a região. O novo prazo estende para quase três anos o tempo total de duração da obra.

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