• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Problemas como tráfico de drogas, brigas na saída de bares, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, depredação e pichação, além de roubos, furtos e perturbação de sossego são página virada na Praça da Espanha, no Bigorrilho. Aproximadamente seis meses após a revitalização do espaço e a implantação de um módulo da Polícia Militar 24 horas no local, os moradores e comerciantes da região garantem que as mudanças foram positivas.

O módulo 24 horas da PM foi instalado em maio, após o Ministério Público do Paraná (MP-PR) entrar com ação civil pública na Justiça exigindo que a prefeitura de Curitiba reforçasse a segurança nos arredores da Praça da Espanha, após relatos frequentes de violência e vandalismo. Em um dos episódios violentos, um universitário de 21 anos ficou gravemente ferido depois se envolver em uma confusão. A vítima havia saído de uma festa, quando foi atingida por uma garrafa de vidro no pescoço. Já a obra para melhoria da praça aconteceu em julho e incluiu a limpeza de pichações, pintura das estruturas, conserto da bomba d’água e outras medidas de conservação do espaço. Foi nesse mês que o módulo se fixou em definitivo na praça.

A advogada Maria Wrobel Schatz Lisboa, 42 anos, reside em um apartamento próximo à praça e sempre teve receio de levar os filhos de 3 e 7 anos para brincar ali. “Ainda que eles ficassem inquietos em casa, eu preferia não levá-los na praça. Tinha muita gente fumando maconha em plena luz do dia. Sem contar que a noite era a maior bagunça”, relata.

Um módulo policial passou a funcionar 24 horas por dia na praça após a revitalizaçãoMarcelo Andrade/Gazeta do Povo

Agora, com reforço na segurança, Maria frequenta o local com a família. “A presença policial afastou as pessoas mal-intencionadas daqui. Hoje o espaço está limpo e muitas mães como eu se sentem seguras. O parquinho está sempre lotado nos fins de semana”, afirmou a advogada, enquanto observava seus filhos se divertindo no escorregador.

Comércio seguro

Comerciantes como Paulo Brandes, 56, e Mirian Brandes, 52, agora também se sentem seguros ao trabalhar na Praça da Espanha. Proprietários da banca de revistas da praça, eles perderam a conta de quantas vezes foram assaltados antes das mudanças no local. “Inclusive, a última ação dos bandidos foi durante as obras de revitalização, quando quebraram os vidros, entraram e levaram diversos produtos”, lamentaram. 

A situação mudou logo após a retirada dos tapumes - que envolveram a praça durante a reforma. “Antes a gente ia para casa preocupado. À noite sempre mexiam na nossa banca, mas agora ficamos sossegados, já que a polícia está sempre aqui. Sem contar que a praça ficou mais bonita, todos elogiam e temos até um palco para shows”, comenta Paulo. 

Para a Associação dos Comerciantes da Região da Praça da Espanha (Ascores), o aumento na segurança do local foi fundamental para que as famílias voltassem a usufruir do espaço e o número de visitantes aumentasse. “Agora os moradores, turistas e comerciantes estão bem mais tranquilos por aqui e o comércio também ganha com isso”, disse Alaíde Marcolini, diretora da entidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]