• Carregando...
Este ano já foram quatro morcegos com raiva encontrados em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Este ano já foram quatro morcegos com raiva encontrados em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS)confirmou mais um caso de morcego contaminado com raiva em Curitiba. O animal, encontrado no bairro Cajuru, teve a contaminação confirmada em exame do Laboratório Central do Paraná (Lacen). Os outros morcegos contaminados foram apreendidos este ano nos bairros Atuba, Alto da Glória e Ahú. Os quatro animais capturados com raiva eram se alimentavam de insetos.

Para evitar a contaminação de pessoas e outros animais, a Unidade de Vigilância e Zoonozes da SMS partiu do ponto onde o animal foi encontrado e visitou casas ao redor. Os moradores foram orientados sobre cuidados a serem tomados, caso encontrem morcegos.

Apesar de ser o quarto morcego com raiva encontrado somente este ano, a prefeitura afirma que as confirmações não representam ampliação do problema - embora em 2016 todo tenha havido apenas dois casos.

A explicação da prefeitura é que houve uma intensificação no monitoramento, com mais remoções de morcegos e análises realizadas.

O que fazer?

A SMS orienta à população para evitar contato com o morcego, esteja morto ou vivo. Caso um destes animais seja encontrado, a indicação é isolar o local, fechando a porta do cômodo, por exemplo, ou prendendo o morcego com um balde, caso esteja no chão. Dessa forma, é possível evitar o contato com animais domésticos e pessoas.

Em momento algum se deve tocar no animal. A solicitação de remoção deve ser feita pelo telefone 156.

Segundo o coordenador da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Juliano Ribeiro, no entanto, a grande maioria dos morcegos encontra-se saudável e tem papel biológico importante no controle de insetos e na disseminação de sementes. Por isso, não se deve matar estes animais.

Desde 2010, Curitiba não registra caso de raiva em felinos. Desde 1981 não registra caso de raiva canina. E, desde 1975, não há casos em humanos.

Vacinação

A secretaria afirma que também tem reforçado o alerta aos veterinários de clínicas veterinárias em relação à importância da vacinação anual de cães e gatos, para que seja mantido um bloqueio sanitário.

Os veterinários devem orientar os clientes a manter os animais de estimação vacinados anualmente contra a raiva. Mesmo animais idosos e que não tenham acesso às ruas devem ser vacinados, uma vez que os morcegos podem entrar nas casas. Além disso, cães e gatos têm hábitos de caça e podem entrar em contato com estes morcegos

A vacinação em pessoas contra raiva de cães e gatos pode ser feita de forma gratuita na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Curitiba, na Rua Lodovico Kaminski, 1.381, CIC - Caiuá, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

Para humanos, não há indicação de vacinação prévia, a não ser para profissionais que trabalham na área e com manejo de animais. “Entretanto, caso ocorra agravo por mordedura animal em humanos é recomendado esquema vacinal pós-exposição”, diz Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]