• Carregando...
 | Hugo Harada /Gazeta do Povo
| Foto: Hugo Harada /Gazeta do Povo

A prefeitura de Curitiba desmentiu nesta terça-feira (25) o boato de que cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital iriam fechar daqui a duas semanas. De acordo com a administração municipal, sete UPAs seguem atendendo normalmente, uma terá mudanças – a Matriz – e outras duas estão fechadas para reforma. A informação incorreta estava sendo distribuída por meio de áudios no WhatsApp e dava conta de que as UPAs Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Campo Comprido e Matriz parariam de atender a população.

HC reassume UPA Matriz e atendimento terá mudanças; entenda

Leia a matéria completa

Apesar disso, o diretor do departamento de Urgências e Emergências da Secretaria Municipal de Saúde, Vinicius Augusto Filipak, afirmou que existem estudos que preveem mudanças no atendimento das UPAs e nas unidades básicas de saúde de Curitiba. Não há prazo, porém, para que essa análise seja concluída e não há nenhuma definição, até o momento, sobre o fechamento de unidades.

“Existem estudos para que seja possível atingir a suficiência no atendimento. Ou seja, tudo aquilo que é necessário para garantir o bom atendimento - consultas, exames, medicamentos, profissionais de saúde”, explicou Filipak.

Um dos pontos em avaliação é de que a lógica de procura das UPAs precisará mudar em Curitiba. Segundo dados da prefeitura, entre 80% e 85% das consultas feitas nas UPAs são de baixa complexidade e deveriam ocorrer nas unidades básicas de saúde. “UPA é para intercorrências de urgências e emergência”, pontuou.

Mas a prefeitura, segundo Filipak, tem conhecimento de que a população procura as unidades 24 horas porque muitas vezes não consegue o atendimento adequado nos postos de saúde. “É também por isso que é preciso que haja mudança do modelo para o bom manejo da saúde. Isso inclui urgências e emergências, atenção primária, medicina da família, entre outros”, destacou o diretor do departamento de Urgências e Emergências.

UPAS abertas

As UPAs Boa Vista, Cajuru, Boqueirão, Pinheirinho, Fazendinha, Campo Comprido e Sítio Cercado estão abertas e o funcionamento é normal (24 horas). Já as unidades Tatuquara e CIC estão fechadas . A promessa da prefeitura é de que serão reabertas em breve. A primeira em maio e a outra em junho.

Com relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matriz – que funciona ao lado do Hospital de Clínicas (HC), no bairro Alto da Glória, em Curitiba –, ela deixará de atender pacientes que procuram diretamente a unidade para serviços de urgência e emergência. O Hospital de Clínicas (HC) irá reassumir a gestão do local, que funcionaria como Pronto Atendimento do próprio HC. O usuário que estiver recebendo atendimento clínico ou cirúrgico no hospital e tiver qualquer tipo de intercorrência, então, será encaminhado para a antiga UPA.

Filipak negou que a alteração na UPA Matriz seja por corte de custos. “Trata-se de uma reordenação do fluxo de atendimentos”, afirmou. A mudança valerá a partir de 29 de abril, próximo sábado. Quem precisar de atendimento de urgência e emergência nessa região deverá se dirigir à UPA Boa Vista – a mais próxima da Matriz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]