• Carregando...
 | ANDRE RODRIGUES/ANDRE RODRIGUES
| Foto: ANDRE RODRIGUES/ANDRE RODRIGUES

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS) registrou Boletim de Ocorrência (BO) no 8º Distrito da Polícia Civil contra 31 funcionários do Hospital do Idoso Zilda Arns, entre enfermeiros e auxiliares de enfermagem, em greve desde segunda-feira (10). A queixa prestada pela secretaria é por abandono de posto e descumprimento do acordo preestabelecido em audiência de conciliação, realizada na segunda-feira (10). A autarquia negocia na Justiça o reajusta à categoria.

Com a greve, 20 pacientes internados na UTI da unidade e 88 que estão na enfermaria acabaram ficando sem assistência. Além da omissão de socorro, a alegação do órgão é de que a atitude dos funcionários põe em risco a vida dos internados. Foram canceladas também sete cirurgias que estavam programadas para o período.

Segundo a SMS, para não paralisar totalmente o atendimento, foram remanejados servidores de outras unidades de saúde, já que apenas quatro trabalhadores compareceram ao turno de terça-feira.

A queixa contra os funcionários da Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), que prestam serviço na saúde municipal será também encaminhada ao Conselho Regional de Enfermagem por abandono de posto. A Procuradoria Geral do Município vai acionar a justiça por descumprimento da medida que garante a presença mínima necessária para os serviços hospitalares não serem paralisados.

Na segunda-feira, representantes do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindesc) e da Feaes participaram de audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR) para discutir o dissídio dos funcionários. Não houve acordo e a Justiça determinou que seja mantido um efetivo mínimo de 70% dos funcionários para não prejudicar o atendimento na unidade de saúde.

Segundo a diretora da fundação, Adriana Kraft, em entrevista ao Paraná TV, os trabalhadores descumpriram com o que havia sido acertado na audiência. “Eles têm auxilio alimentação maior do que dos outros hospitais, foi firmado acordo e eles já receberam dissídio de 4,5% e, mesmo assim, não cumpriram o que foi estabelecido pela Justiça”.

Segundo o Sindesc, há divergências no número de grevistas e no comparecimento ao plantão. Os servidores reivindicam 10% de aumento real, além de auxilio alimentação de R$ 630 mensais, incluído no 13º salário, e jornada semanal de 30 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]