• Carregando...
Dia começou nublado nesta segunda-feira  em Curitiba | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Dia começou nublado nesta segunda-feira em Curitiba| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Os últimos dias de outono terão uma virada drástica no tempo. Depois de dias de sol e temperaturas elevadas, a semana começa com o avanço de uma frente fria que traz chuva e fará com que os paranaenses voltem a tirar os casacos do armário. O frio começa a se intensificar já nesta segunda-feira (19), preparando o terreno para a chegada do inverno na próxima quarta-feira (21).

De acordo com a meteorologista do Instituto Simepar, Sheila Paz, haverá uma boa mudança pela frente, com muitas cidades tendo chuva já a partir desta madrugada, principalmente mais a Oeste do Paraná. “Em Curitiba, o tempo vira ao longo do dia. O sol aparece um pouco, mas teremos ventos fortes e, em seguida, chuva”, aponta. Na capital, os termômetros não devem ter grandes variações, apontando mínima de 12° C e máxima de 17° C.

Ela destaca que essa instabilidade não será forte como a que atingiu a cidade no início do mês e que resultou no alagamento de ruas e causou estragos em vários bairros. “No entanto, temos condições para vento, que podem chegar a 50 km/h e exigem atenção”, pontua Sheila.

Em compensação, a terça-feira deve ter tempo fechado desde cedo. O frio e a chuva se intensificam em todo o estado e Curitiba terá um dia praticamente sem mudança na sensação térmica. As temperaturas mínima e máxima vão variar muito pouco, indo de 11° C a 13° C. Nas cidades localizadas mais próximas à fronteira com Santa Catarina, o frio deve ser um pouco mais intenso. Em Francisco Beltrão, a mínima chega aos 8º C.

“Mas é na quarta que o frio chega ao seu ápice. É a chegada definitiva do inverno”, destaca Sheila. Segundo ela, os termômetros devem registrar 6º C ainda pela manhã, mostrando que a nova estação chegará de vez em praticamente todas as regiões. “O inverno começará exatamente à 1h24, então teremos uma madrugada já de muito frio”. Em Guarapuava, a mínima esperada será de 4º C. Em Cascavel, a mínima deve ser de 8º C.

Ainda assim, ressalta a meteorologista, o tempo deve abrir e se estabilizar, o que vai minimizar o impacto dessa queda das temperaturas. “O frio vai ganhar força a partir de quarta, mas o sol aparece e ameniza a situação. Não a ponto de fazer calor, mas capaz de dar uma leve aquecida”. A máxima esperada para o dia em Curitiba será de 15 º C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]