• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo

Curitiba está chegando a quase 40 dias sem chuvas significativas, mas a condição do clima vai mudar e pode atrapalhar um pouco o domingo (13), quando será comemorado o Dia dos Pais. Isto porque a previsão do Simepar é de que a frente fria que se desloca pelo sul do continente chegue à capital paranaense justamente na data festiva.

Ainda assim, o sol deve aparecer em alguns momentos. A mínima será de 12ºC em Curitiba e a máxima fica em 23ºC. No sábado (12), o sol deve aparecer entre nuvens na capital e os termômetros marcam entre 9ºC e 22ºC.

Para esta sexta-feira (11), a nebulosidade deve dominar o dia. Apesar de alguns períodos de sol, o céu deve permanecer encoberto em toda a região Leste do estado, incluindo Curitiba. A previsão do instituto é de mínima de 10ºC, e máxima de 18ºC para a cidade.

O destaque fica para o vento. A diferença das áreas de baixa pressão, que está sobre o mar, e alta pressão, sobre o continente, causam a intensificação do vento, e provocam rajadas de até 40 km/h na capital. No litoral pode ter ressacas, com ventos de 50 km/h e ondas de até cinco metros.

Nas regiões dos Campos Gerais, Norte e Oeste do estado, a previsão é de tempo estável, e com menor nebulosidade. Com maior exposição ao sol, as áreas terão maior aquecimento, o que resulta em temperaturas mais elevadas. A umidade mais baixa contribui para aumentar a sensação térmica. As temperaturas máximas previstas são de 31ºC, em Paranavaí, no Norte, e Guaíra, no Oeste, mas a sensação térmica pode chegar à casa dos 35ºC. A mínima fica na casa dos 15ºC, em Apucarana.

A região Sul segue com as temperaturas mais amenas, e já começa a sofrer influência da frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai. Mesmo distante, o sistema traz maior umidade para a região, resultando na intensificação da nebulosidade. Palmas e Guarapuava tem as menores previsões de temperatura, na casa dos 9ºC. A máxima na região será em Pato Branco, 29ºC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]