• Carregando...
Na rede pública, a vacina vem em frascos com várias com quantidade suficiente para várias doses e que precisam ficar armazenados entre 2° C e 8° C. O ideal é que a dose seja aspirada do frasco apenas no momento da aplicação. | /
Na rede pública, a vacina vem em frascos com várias com quantidade suficiente para várias doses e que precisam ficar armazenados entre 2° C e 8° C. O ideal é que a dose seja aspirada do frasco apenas no momento da aplicação.| Foto: /

Um reportagem exibida no Jornal das Dez, da Globonews, na manhã desta sexta-feira (29), mostrou que quatro de sete postos de saúde visitados não estavam seguindo as orientações do Ministério da Saúde para a aplicação da vacina trivalente da gripe. Nestes postos, os cidadãos encontraram a vacina já na seringa, muitas vezes armazenada em uma caixa de isopor.

O Ministério da Saúde, por meio do Manual de Normas e Procedimentos de Vacinação, recomenda que as seringas utilizadas na imunização sejam preparadas no momento da administração da dose, e nunca sejam previamente preenchidas, mesmo que armazenadas na caixa térmica de uso diário da sala de vacinação. Após aberta, a solução deve ser mantida no frasco da vacina e armazenada na temperatura recomendada (entre 2 ° C e 8 ° C). A dose deve ser aspirada somente no momento da administração.

No Paraná, os correspondentes da Gazeta do Povo percorreram alguns postos da capital e também nas cidades de Foz do Iguaçu, Paranaguá e Umuarama e não encontraram nenhuma irregularidade na aplicação da vacina. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou que as orientações do MS são repassadas aos postos e que o ideal é que a vacina seja aspirada para a seringa na apenas próximo do momento de aplicação para que não corra o risco de perder a eficácia.

Recomendações

O Ministério da Saúde envia uma ficha técnica para todas as unidades de saúde com as recomendações de aplicação da vacina da gripe. A cada nova campanha a ficha é atualizada com orientações. Veja o que se recomenda para crianças e adultos com mais de 5 anos e para os mais novos:

Em adultos e crianças (a partir dos 5 anos)

Segundo a coordenadoria da Unidade Mãe Curitibana, a dose da vacina (0,5 ml) deve ser aplicada preferencialmente no braço direito, no músculo deltoide, em adultos e em crianças maiores de 5 anos. A aplicação pode ser realizada no braço esquerdo, caso o direito esteja machucado ou com algum tipo de complicação. Não é recomendado que a dose seja aplicada na barriga ou em qualquer outra região.

Em crianças de 0 até 5 anos incompletos

Para crianças de até 5 anos incompletos (com 4 anos, 11 meses e 29 dias), a aplicação deve ser feita sempre na coxa direita. A dose varia de acordo com a idade, crianças de 0 a 3 anos devem receber duas doses de 0,25 ml da vacina. É necessário intervalo de no mínimo 30 dias entre a primeira e a segunda dose. Em crianças de 3 até 5 anos a dose é a mesma dos adultos (única de 0,5 ml).

Em Curitiba, todas as equipes da Secretaria Municipal da Saúde vinculadas à campanha nacional de vacinação da gripe foram orientadas e capacitadas nas semanas que antecederam a campanha. Até as 11h30 desta sexta-feira (29), 316.373 pessoas tinham sido vacinadas na capital – 83,6% da população que compõe os grupos prioritários, sendo que a meta da capital era vacinar 80% do público-alvo.

Em todo o país, a campanha iria até o dia 22 de maio, mas foi prorrogada até 5 de junho porque em muitas localidades a meta não tinha sido atingida.

Rede pública x particular

O médico infectologista e integrante do corpo clínico do Laboratório Frischmann Aisengart, Jaime Rocha, explica que a orientação do Ministério da Saúde vale apenas para a vacina trivalente aplicada na rede pública. “Essa vacina vem em frascos com quantidade suficiente para mais de uma dose, por isso também a necessidade de se retirar o líquido apenas na hora. Já na rede privada, a vacina normalmente aplicada já vem em dose única dentro de uma seringa feita para este fim”. Mesmo na rede particular, a seringa com a dose pronta da vacina também precisa ficar armazenada a uma temperatura entre 2 °C e 8 °C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]