• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está disponibilizando 344 vagas de graduação para pessoas que já concluíram um curso superior – seja em universidade pública ou privada - e desejam obter uma segunda diplomação. O Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) atende alunos externos e também ex-alunos da UFPR que iniciaram um curso, mas não o concluíram. Não é necessário prova para concorrer às vagas.

Os editais foram publicados nesta segunda-feira (6) e oferecem oportunidades nos campus de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná. Entre os cursos disponíveis estão Administração, Computação, Enfermagem, Biomedicina, Letras, Música, Física, Química, História, Geografia, Educação Física e diversas modalidades de Engenharia.

As inscrições seguem até as 23h do dia 27 de novembro e as taxas custam R$ 80 para ex-alunos e R$ 160 para candidatos externos. Candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar de até um salário mínimo e meio, ou que concluíram o ensino médio em escola pública podem solicitar a isenção da taxa.

Para concorrer às vagas, é necessário acessar o site apresentado no edital escolhido e entregar pessoalmente (ou por procuração) o formulário de inscrição impresso, uma cópia de identidade, e o histórico escolar da graduação original com cópia simples ou autenticada. Alguns cursos também exigem cópia do diploma.

O prazo para entrega da documentação varia de acordo com a graduação desejada e será divulgado até 30 de novembro no site do Provar-UFPR.

Vagas disponíveis

De acordo com a instituição de ensino, há 130 vagas para candidatos graduados há pelo menos dois anos, outras 130 para graduados que procuram outra habilitação no seu curso e ainda 84 vagas para ex-alunos da UFPR que não concluíram sua graduação.

Processo seletivo

Serão classificados os candidatos que conseguirem anular o maior número de disciplinas no curso escolhido de acordo com as matérias concluídas na graduação anterior,comprovadas em seu histórico escolar. Em caso de empate, haverá critérios específicos definidos em cada edital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]