• Carregando...
 | Valterci  Santos/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo/Arquivo

A partir do ano que vem, Curitiba terá três colégios alinhados com a filosofia militar. Além dos tradicionais Colégio Militar de Curitiba (CMC) e Colégio da Polícia Militar do Paraná (CPM), a cidade vai receber em 2018 o novo Colégio da Vila Militar (CVM). E, apesar de carregarem nomes e origens bastante parecidos, essas três instituições têm diferenças fundamentais, principalmente em como é feito o seu processo seletivo.

Mais importante ainda, as inscrições para concorrer a uma das vagas estão abertas. Confira as particularidades de cada uma dessas instituições e saiba qual escolher na hora a próxima escola do seu filho.

Colégio Militar de Curitiba

Localizado no Tarumã, o CMC é uma escola do Sistema de Colégios Militares do Brasil e, portanto, vinculado ao Exército Brasileiro. Exatamente por isso, o ingresso é realizado anualmente exclusivamente por meio de concurso público federal para o 6.º ano do Ensino Fundamental. O edital é publicado no Diário Oficial da União.

As inscrições para o processo seletivo 2017/2018 estão abertas e podem ser feitas pelo próprio site do colégio até o dia 28 de agosto, às 15 horas. As provas serão realizadas já no início de setembro.

Colégio da Polícia Militar do Paraná

Como o próprio nome explicita, o Colégio da Polícia Militar (CPM) tem um alinhamento muito maior com a PM. De acordo com a própria corporação, o principal objetivo da escola é “criar a oportunidade do jovem cidadão de conhecer a filosofia militar”.

As inscrições do CPM também são feitas a partir de concurso público, desta vez em âmbito estadual, e podem ser feitas pelo site do colégio até o dia 7 de outubro. As vagas são para entrar no 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio. Filhos de policiais contam com vagas preferenciais, mas a instituição também recebe civis. As provas são em novembro.

Colégio Vila Militar

O mais novo colégio militar da cidade é também a primeira instituição particular do gênero do Paraná. A escola ficará na Rua Almirante Gonçalves, no bairro Rebouças, na antiga sede do Colégio da Polícia Militar, e atenderá o Ensino Fundamental 2 (6º a 9° anos) e Ensino Médio, com base nas diretrizes curriculares da Secretaria de Estado da Educação, e terá turnos matutino e vespertino. Contudo, diante da demanda, o CVM pode abrir turmas à noite.

A instituição é ligada à Associação da Vila Militar e vai atender tanto filhos de militares quanto civis. As matrículas serão realizadas no início de setembro para que as aulas tenham início já em janeiro de 2018. Para ingressar, contudo, também será preciso participar de um processo seletivo. Pelo site da instituição, é possível fazer uma pré-inscrição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]