• Carregando...
UPA CIC está fechada desde novembro de 2016. | Joel Rocha /SMCS
UPA CIC está fechada desde novembro de 2016.| Foto: Joel Rocha /SMCS

Em visita à Câmara Municipal de Curitiba para fazer o balanço das ações do primeiro quadrimestre, o secretário municipal de Saúde, João Carlos Baracho, afirmou que o novo prazo para início de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento da Cidade Industrial de Curitiba (UPA CIC) é o fim de 2017. No início do ano o prefeito Rafael Greca havia prometido reabrir a unidade que passa por reformas no prazo máximo de três meses. A UPA CIC é uma das maiores unidades de saúde de Curitiba, com média de 400 atendimentos por dia.

“A gente quer abrir a curto prazo, com certeza ainda neste ano, mas não neste primeiro semestre”, afirmou Baracho.

A UPA da CIC foi fechada para reforma em novembro de 2016 para receber melhorias estruturais e garantir melhores condições de fluxo de atendimento e mais segurança aos servidores e aos usuários.

O secretário também falou sobre a necessidade – já apontada pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) – de fazer reformas na UPA do Pinheirinho. Entretanto, não há prazo para que isso seja feito.

“A UPA tem atendido à demanda, mas não da forma adequada do ponto de vista de oferecer segurança para o trabalhador. Se você fizer uma comparação com a UPA Tatuquara, que foi entregue à população nesta semana, nós temos que fazer muitas adaptações na UPA Pinheirinho”, afirmou.

Falta de medicamentos

Na audiência pública o secretário também falou sobre o problema da falta de medicamentos nos postos de saúde de Curitiba. Segundo Baracho, a prefeitura ainda está com problemas de abastecimento em 11 medicamentos. No início do ano, 40 tipos de remédio estavam em falta.

O secretário destacou que para os medicamentos já comprados – e que já estão no almoxarifado da prefeitura – existe um estoque regulador. Ou seja, a prefeitura tem quantidade suficiente para manter o abastecimento desses itens por três meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]