• Carregando...
Helicóptero do governo do PR em operação durante a Operação Verão | AEN/Arquivo
Helicóptero do governo do PR em operação durante a Operação Verão| Foto: AEN/Arquivo

Inaugurada nesta segunda-feira (22), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tatuquara é a primeira das dez unidades de Curitiba com este perfil a ter um heliponto. A estrutura é considerada estratégica para o novo espaço, que fica a 15 km do Hospital do Trabalhador – o mais próximo para serviços de urgência e emergência prestados pelo SUS. Com o uso do helicóptero, o transporte de um paciente em risco atendido na UPA do Tatuquara até a região central de Curitiba, por exemplo, pode cair de meia hora (dependendo das condições do trânsito) para menos de dez minutos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a criação do heliponto na UPA recém-inaugurada traz junto o primeiro convênio da prefeitura de Curitiba com o governo do estado para o uso de aeronaves em unidades municipais de saúde.

A partir de agora, dois helicópteros do governo do Paraná estão integrados aos atendimentos oferecidos na rede de saúde pública municipal. Da UPA do Tatuquara, os pacientes acometidos por, por exemplo, derrames, enfartes ou traumas, poderão ser levados para quatro hospitais de Curitiba e Região Metropolitana que também têm área exclusiva para aterrissagem e decolagem de helicópteros: Cajuru, Trabalhador, Angelina Caron (Campina Grande do Sul) e Hospital do Rocio (Campo Largo).

“A UPA do Tatuquara está numa região da cidade bastante afastada do Centro e com muita dificuldade, nos horários de pico, de fazer o deslocamento dos pacientes. Nós lidamos com risco de vida e cada minuto é importante para que se chegue a um local com acesso a tecnologia que garanta a vida”, explica o secretário municipal da Saúde, João Carlos Baracho.

De acordo com o secretário, ao menos por enquanto, não existem estudos para criar helipontos em outras UPAs da cidade. “Homologar outra UPA exigiria grandes adaptações, um espaço específico”, justifica. Baracho ressalta, no entanto, que as demais UPAs têm outras viabilidades de deslocamento, como estarem mais próximas à região central ou estarem localizadas ao lado de canaletas, como é o caso da unidades do Cajuru e Boa Vista.

As cinco aeronaves (quatro helicópteros e um avião) do governo do Paraná para atendimento exclusivo da Saúde realizam, em média, 40 transportes aeromédicos na região de Curitiba por mês.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também tem um helicóptero com o qual faz resgates na região de Curitiba e no Litoral. Entre 2007 e 2016, foram 3 mil resgates feitos pela equipe.

Inauguração com atraso

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tatuquara foi inaugurada com mais de um ano de atraso. A primeira previsão, ainda na gestão de Gustavo Fruet (PDT), era de que a estrutura abrisse as portas em janeiro de 2016.

Com capacidade para atender 400 pessoas por dia, a UPA será a entrada para atendimentos de urgência e emergência em uma região que concentra mais de 100 mil moradores dos bairros Tatuquara, Caximba e Campo de Santana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]