• Carregando...
Dia amanheceu com nuvens em Curitiba | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Dia amanheceu com nuvens em Curitiba| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem esperava que a chegada da nova estação viesse acompanhada de muito frio, pode guardar o casaco no armário e aproveitar a estabilidade que deve imperar no estado nos próximos dias. O primeiro fim de semana do inverno será de tempo aberto e temperaturas amenas em todo o Paraná, como aponta o Instituto Simepar.

De acordo com a meteorologista Ana Beatriz Porto, essa condição deve se estender pelo menos até a próxima segunda-feira (26). “Estamos com uma grande área de alta pressão, com ar mais frio e estável, sobre o Oceano Atlântico. Isso faz com que as frentes frias não consigam avançar sobre o Paraná”, explica. Assim, sem condições para instabilidade, o tempo tende a abrir e o sol faz com que as temperaturas subam um pouco.

E a previsão é de que haja uma leve escalada nos termômetros nos próximos dias. Nesta sexta-feira (23), a temperatura em Curitiba deve variar entre 11° C e 19° C e, ao longo do fim de semana, o tempo mais seco e o sol fazem com que as temperaturas subam um pouco mais. No domingo, a capital deve ter mínima de 12° C e máxima de 22° C.

Conforme explica Ana Beatriz, esse bloqueio da instabilidade é normal nessa época do ano. “Durante o inverno, é comum que tenhamos vários dias sem chuva por causa desse sistema de alta pressão. E, à medida que ele vai perdendo força, o tempo vai virando”, aponta. Não por acaso, já na segunda-feira, a mínima esperada é de 9º C, o que já denota uma leve mudança para a próxima semana.

Interior e litoral

Nas demais regiões, a situação não deve ser muito diferente. O maior destaque fica para o litoral, onde um aumento na umidade do ar faz com que o tempo fique com um pouco mais de nebulosidade. “O sol deve aparecer, principalmente à tarde, mas ainda com nuvens”, assinala a meteorologista. Nas praias, a temperatura varia de 13° C a 25° C ao longo de todo o fim de semana.

Já no interior, o tempo deve seguir firme. A previsão do Simepar é de que essa região tenha um predomínio do sol durante todos os dias, o que vai ajudar a fazer com que a temperatura aumente de maneira mais considerável. Em Paranavaí, a máxima chega a 27º C. Já em Cascavel, a marcação deve ficar em 24° C.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]