• Carregando...
Os preços  dos materiais escolares costumam ser mais baixos na primeira quinzena de janeiro | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Os preços dos materiais escolares costumam ser mais baixos na primeira quinzena de janeiro| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

As papelarias de Curitiba já reforçaram o estoque de material escolar e garantem que a primeira quinzena de janeiro é o melhor momento para fazer as compras. Segundo as empresas, a oferta de produtos é bem maior nessa época, o que auxilia os pais a completarem a lista solicitada pela instituição de ensino com rapidez. Além disso, muitos pais estão de férias, o que lhes dá mais tranquilidade para pesquisar preços, escolher os produtos e também as formas de pagamento.

Segundo a gerente de vendas Eva de Fátima Nubesniak, que trabalha na Papelaria Santa Cruz, no Centro de Curitiba, muitas pessoas deixam as compras para a última hora porque acreditam que esse é o momento das maiores promoções. No entanto, fazer isso é arriscado porque a grande procura por materiais escolares a partir do final de janeiro pode acabar com o estoque de alguns produtos e alterar o valor de alguns materiais. “Muitas vezes, a loja precisa fazer um novo pedido próximo ao início das aulas e o valor dos produtos vem com o preço alterado”, explica.

Outro problema de deixar as compras para a última hora é que muitos materiais solicitados na lista estarão em falta devido à alta procura. “O cliente pode ir na papelaria e não encontrar todos os itens da lista de materiais porque faltam muitos produtos na última hora. Assim, terá que voltar mais de uma vez”, afirma Sidiney Patriani, 63, diretor comercial da Associação Brasil Escola, que representa papelarias de todo o país. De acordo com ele, isso não acontece no início de janeiro, pois o estoque das papelarias está repleto. “Assim, os pais podem comprar tudo rapidamente ”, completa.

Outra facilidade é o maior tempo disponível por alguns clientes nessa época. “Os pais que estão de férias podem comprar com mais tranquilidade”, comenta o empresário João Cesar Titon, 56, sócio das Papelarias João Haupt. Além disso, ele afirma que o movimento das lojas costuma ser menor em janeiro, então é mais fácil pedir auxílio a um atendente para sanar alguma dúvida. “E as filas também são menores”.

Pesquisa pela internet

Outra facilidade de se adiantar é que o cliente tem mais tempo para pesquisar preços em diferentes papelarias e pode solicitar orçamentos com antecedência para, então, escolher onde adquirir os produtos que precisa. Para isso, muitas lojas oferecem o atendimento online, no qual os clientes podem solicitar valores de produtos por e-mail ou visualizar tudo no site da empresa.

Esse é o caso do Grupo Livrarias Curitiba, que disponibiliza em seu site a lista completa de material escolar de mais de 400 colégios dos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “Para agilizar a navegação, cada item da lista aparece com o nome, a quantidade e o preço”, explica o diretor comercial Marcos Pedri.

Segundo ele, há inúmeras opções disponíveis, mas quem deseja economizar deve sempre evitar os produtos com personagens ou personalidades do momento, pois o valor é maior e a qualidade costuma ser a mesma dos demais. Além disso, a diretora do Procon, Cláudia Silvano, aconselha os pais a comprarem em quantidade para conseguir o melhor preço. “Pesquise sempre e se reúna com outros pais para conseguir os melhores descontos”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]