• Carregando...
 | Aniele Nascimento    /    Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Um sistema de baixa pressão, que concentra umidade em seu núcleo, e o deslocamento de uma frente fria pelo sul do Brasil prometem trazer alguma instabilidade ao Paraná neste início de semana. Segundo informações do Simepar, a área de baixa pressão está sobre o Paraguai, e está se intensificando, enquanto a frente deve chegar ao estado já nesta segunda-feira (18). Assim, a chance de chuvas em Curitiba e Região Metropolitana são altas.

A chuva na capital pode ser significativa, em alguns momentos, principalmente no período da manhã. A previsão para o volume acumulado é de 15 milímetros durante o dia todo, mas pode chover até 40 milímetros por hora em alguns períodos, acompanhada de descargas elétricas e ventos com rajadas de até 40km/h. Mesmo com a precipitação, as temperaturas devem subir à tarde. A máxima pode chegar aos 27°C, com mínima prevista para 19°C. 

E a chuva não deve dar trégua ao longo da semana para o estado. Outra frente fria deve chegar ao Paraná na quarta-feira (20), mantendo a sequência de dias chuvosos. A sequência de sistemas pode fazer a semana toda ser de chuva e tempo fechado em Curitiba e no Paraná.

Interior

As chuvas mais significativas devem ficar reservadas à região Oeste e Sudoeste do estado. Pela maior proximidade com o centro da área de baixa pressão, as áreas podem receber chuvas acumuladas de até 50 milímetros por dia, com vento, descargas elétricas e queda de granizo. O aquecimento da atmosfera, aliado à umidade do sistema meteorológico cria condições propícias para a formação de tempestades. As áreas fronteiriças com Santa Catarina, com a Argentina e o Paraguai tem alerta laranja de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alertando para rajadas de vento de até 60km/h e chuvas de até 60 milímetros por hora.

Mesmo com o tempo fechado, as temperaturas não caem, e a cobertura da nebulosidade ajuda para que a perda de calor da atmosfera seja menor. Com isso, Foz do Iguaçu chegar a 34°C nesta segunda, com mínima de 21°C. 

Algumas áreas isoladas de instabilidade podem causar chuvas mais intensas nas regiões dos Campos Gerais, Norte e Noroeste. A previsão, porém, é de tempo encoberto mas de pouca precipitação, de maneira isolada nas áreas. Faz 33°C em Maringá, 32°C em Londrina e 30°C em Guarapuava. A mínima fica na casa dos 20°C nas três regiões. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]