• Carregando...
A “Operação Sinergia” intensifica o policiamento em locais de maior circulação de pessoas | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
A “Operação Sinergia” intensifica o policiamento em locais de maior circulação de pessoas| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quem caminha por Curitiba está com a sensação de que há mais policiais nas ruas nos últimos dias. E, de fato, há. Segundo a Polícia Militar (PM), cerca de cem policiais da área administrativa do quartel do Comando Geral foram realocados e estão ajudando no patrulhamento em várias áreas da cidade. A mudança é resultado da Operação Sinergia, que acontece não apenas na capital, mas também nos municípios da Região Metropolitana e não há previsão para que esse pessoal volte para o quartel. A corporação informou que a operação não tem data para acabar.

Segundo leitores da Gazeta do Povo, o número maior de policiais já foi percebido na região do Jardim Botânico, Bacacheri, ao redor do Hospital Erasto Gaertner e também na Avenida Victor Ferreira do Amaral - entre Tarumã e Alto da XV. Um deles — que passa diariamente pela Rua Mateus Leme — chegou a encontrar quarta-feira (16) seis viaturas no trecho entre o Centro Cívico e o São Lourenço e se surpreendeu com o fato. “Cinco estavam paradas em mercados e uma estava em movimento. Me senti seguro”, comentou.

De acordo com a PM, a operação é realizada em comemoração aos 163 anos da Polícia Militar do Paraná, comemorado em agosto, e visa intensificar o policiamento em locais com maior circulação de pessoas como o Centro de Curitiba e bairros como Alto da XV, Rebouças, Batel, Água Verde, Santa Felicidade, Hauer e Bacacheri.

Na maioria desses locais, a PM informa que é possível encontrar uma ou duas viaturas, mas esse número pode aumentar durante atendimentos a situações emergenciais e abordagens. Além disso, existe rotatividade entre os bairros atendidos.

Segundo o coronel Maurício Tortato, os locais e horários das atividades policiais foram escolhidos com base em dados da PM que mostram a incidência de furtos e roubos em diferentes regiões de Curitiba, e todas as atividades são coordenadas pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). “As equipes farão o policiamento em eixos comerciais, focando nas ações preventivas para aumentar a segurança do cidadão”, informa.

Atividades administrativas reduzidas

No entanto, como os cem policiais que aumentaram o efetivo da PM nas ruas trabalham em funções administrativas no quartel da Polícia Militar , essas atividades permanecem reduzidas durante toda a operação. A PM garante que o desenvolvimento dessas funções em ritmo mais lento não prejudica a população e, por isso, a operação nas ruas deve continuar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]