• Carregando...
 | Colaboração/Milton Schmidt/
| Foto: Colaboração/Milton Schmidt/

O Instituto Meteorológico Simepar confirmou, nesta segunda-feira (8), que foi um tornado - e não um redemoinho - que atingiu Toledo, no Oeste do Paraná, na tarde do último sábado (6). Causador de destruição em uma área rural do município, o fenômeno pôde ser classificado a partir da análise de um vídeo do momento da tempestade.

Assista ao vídeo do tornado em Toledo

“Tanto o tornado quando o redemoinho têm forma de funil, mas o tornado chega a encostar no chão. E isso só é possível de verificar com imagens, por isso conseguimos confirmar quando tivemos acesso a um vídeo”, explica o meteorologista Tarcízio Costa, do Simepar. A estimativa do instituto é que os ventos tenham chegado a 110km/h.

Entenda como se forma um tornado

O tornado chegou por volta das 14h30, em meio a uma tempestade. A região atingida foi a Linha Flórida, zona rural da cidade, onde os ventos causaram destruição em um galpão de uma propriedade e caminhões estacionados também acabaram danificados.“O tornado começou a cerca de 500 metros da propriedade, passou pelo galpão e logo se dissipou. Foi muita sorte que não passou por nenhum local com mais casas”, explica André Silva, secretário municipal de infraestrutura rural de Toledo.

Leia também: Enviado para socorrer passageiros, barco com 88 pessoas afunda na travessia da Ilha do Mel

Para além da área atingida pelo tornado, nenhum outro estrago foi registrado na cidade no sábado, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Conforme o secretário de infraestrutura rural, há suspeita de que outros episódios de tornados tenham acontecido na cidade. “Mas geralmente essas coisas têm acontecido por aqui durante a noite, então não conseguimos ver direito e muito menos filmar ou tirar fotos”, esclarece Silva.

De acordo com o Simepar, as regiões Oeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná têm mais propensão a episódios de tornados, apesar de não serem extremamente comuns. Isso porque as áreas apresentam mais calor e maior umidade, gerando muita instabilidade e fortes ventos. Em julho de 2015, por exemplo, as cidades de Francisco Beltrão e Mariópolis, cidades do Sudoeste do estado, enfrentaram grande destruição após a passagem de um tornado. Foram 71 pessoas feridas e dezenas de propriedades danificadas.

Formação do tornado

Para que um tornado se forme, é preciso haver o encontro entre uma corrente de ar quente e uma corrente de ar fria. Essas correntes conseguem ambiente propício para se movimentar em nuvens de grande porte, onde o ar quente sobe e o ar frio desce. Quando essas massas se encontram, tem início um movimento de rotação na base da nuvem, que acaba gerando um funil e alcançando o solo.

Vídeo de colaboração de Márcio Pimentel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]