• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Quem se inscreveu para a edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) tem até esta quarta-feira (23) para pagar a taxa de inscrição, de R$ 82. Se o prazo não for cumprido, o candidato não estará apto a fazer a prova, que seleciona vagas nas universidades públicas do país.

O pagamento do boleto pode ser efetuado em qualquer instituição bancária, nas agências dos Correios ou nas casas lotéricas.Segundo o Inep (instituto que organiza o exame), o boleto levará entre três e cinco dias para ser compensado. Por isso, o candidato só terá a inscrição confirmada no sistema do exame após esse período.

- Leia também - Greve dos caminhoneiros já deixa cidades da região de Curitiba sem combustível

As inscrições, que foram feitas exclusivamente pela internet, terminaram no dia 18 deste mês. A expectativa do Ministério da Educação é que 7,5 milhões de participantes sejam confirmados neste ano em 2017, o número fechou em 7,6 milhões.

Provas

O exame acontece em 4 e 11 de novembro, dois domingos. No primeiro dia, as provas serão de redação, ciências humanas e linguagens, com tempo de cinco horas e meia. No segundo dia, os candidatos terão cinco horas para completar as questões de matemática e ciências naturais, meia hora a mais do que no ano passado.

- Veja mais - Antigo Mercadorama vai virar loja da Daju

Para acompanhar as informações sobre o exame, os candidatos podem baixar o aplicativo para celular Enem 2018, que está disponível gratuitamente no Google Play e na App Store.

Segurança

O Ministério da Educação também tem dialogado com a Polícia Federal para aperfeiçoar e aumentar a identificação de ponto eletrônico nesta edição do exame, afirmou na última semana a diretora de gestão e planejamento do Inep, Eunice Santos. “Queremos alterar a tecnologia que usamos no ano passado. E com isso teríamos um aparelho que tem uma precisão melhor e com uso mais fácil de aplicar”, disse.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o instituto já pediu à Polícia Federal o apoio de técnicos para averiguar o caso. “Já pedimos à Polícia federal que designe para nós alguns técnicos, e à Associação Brasileira de Avaliação Educacional que designe uma comissão de estatísticos para vir ao Inep”, pontua.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]