• Carregando...
 | RJC/zj/NASA
| Foto: RJC/zj/NASA

A Estação Espacial Internacional (ISS) não vai ser o único evento astronômico a iluminar os céus de Curitiba neste mês de novembro. Na noite desta terça-feira (21), quem dedicar alguns minutos para observar as estrelas vai conseguir visualizar o telescópio Hubble passando sobre a cidade. E o melhor de tudo é que essa visualização vai poder ser feita a olho nu, sem a necessidade de qualquer equipamento especial para isso.

Assim como no caso da ISS, o objeto vai poder ser visto como um ponto luminoso em uma trajetória retilínea nos céus da capital. A diferença é que, ao contrário da passagem da semana passada, o brilho do Hubble será um pouco menos intenso. Por causa disso, como explica o diretor do Parque da Ciência, Anísio Lasievicz, será necessário um pouco mais de atenção. “Vai ser preciso um pouco de cuidado para não confundir com uma estrela ou mesmo com um satélite comum. Não vai ser tão marcante como da última vez”, revela.

Leia também: “Ponto” no céu de Curitiba? Veja vídeos da passagem da Estação Espacial

O Hubble é um dos principais e mais famosos telescópios na órbita da Terra e responsável por algumas das mais importantes imagens do espaço, além da coleta de dados e de medições astronômicas.

Segundo Lasievicz, ele estará visível a partir das 20h36, surgindo no céu a Oeste e seguindo em direção a Nordeste. Esse trajeto será realizado em cerca de sete minutos, até 20h43, já que o objeto se move a uma velocidade superior a 20 mil quilômetros por hora na órbita terrestre, o que justifica a breve passagem por aqui.

Para facilitar a observação, o diretor do Parque da Ciência recomenda que as pessoas utilizem programas e aplicativos que façam o mapeamento do céu. “Serviços como a Heavens Above ou o Carta Celeste podem ajudar a mostrar onde está o telescópio e até apontar a sua trajetória exata”, explica Anísio.

Alinhamento de planetas

Além do telescópio Hubble, outro evento astronômico marca a noite de terça-feira em Curitiba. A Lua e os planetas Mercúrio e Saturno estarão alinhados nos céus e os curitibanos poderão observar essa interação cósmica também a olho nu.

Simulação mostra como o alinhamento poderá ser visto nos céusReprodução/Parque da Ciência

Lasievicz explica que será muito fácil encontrar os corpos celestes no firmamento. “A Lua é a principal referência. Um pouco abaixo dela já estará Saturno, como um ponto brilhante. E, mais na diagonal, você consegue ver Mercúrio ainda mais intenso”.

Segundo o especialista, só é preciso que as pessoas procurem esse alinhamento já nas primeiras horas da noite. Como Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, ele sempre fica muito próximo do horizonte. Isso significa que, para garantir uma boa visualização, os observadores devem ir a lugares com pouca poluição luminosa e com poucos prédios barrando o encontro celeste.

Além disso, também é preciso levar em conta a quantidade de nuvens nos céus curitibanos. De acordo com o Instituto Simepar, a previsão para a noite desta terça-feira é de tempo encoberto, o que pode complicar a vida dos entusiastas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]