• Carregando...
Reservatório do Iraí, a maior de todas as represas da RMC, opera com 67% de sua capacidade    | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Reservatório do Iraí, a maior de todas as represas da RMC, opera com 67% de sua capacidade   | Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Apesar do inverno mais quente dos últimos sete anos, 30 dias seguidos sem chuvas e de um aumento no consumo de água, Curitiba e região metropolitana não correm risco de desabastecimento ou racionamento em 2017. O nível médio das barragens que servem à capital está em 83%, e a água bruta disponível é capaz de garantir o abastecimento dos curitibanos e seus vizinhos por até seis meses sem chuva. 

Leia também46 bairros de Curitiba e RMC ficarão sem água no fim de semana

FenômenoMar volta com força ao Litoral do PR; chance de tsunami é boato

Ao todo são quatro grandes reservatórios de água que abastecem Curitiba e região. Dois deles, o Piraquara I e Piraquara II estavam, nesta quarta-feira (20), com 100% de sua capacidade e hoje servem como reserva estratégica para a Sanepar. A represa do Passaúna está com 88% de sua capacidade, e a do Iraí, a maior de todas, opera com 67% de sua capacidade de água. 

Os números, segundo a Sanepar, estão dentro da normalidade, apesar do consumo maior de água no comparativo com o ano passado. “A população pode ficar tranquila, pois não vai faltar água”, garante Antônio Carlos Gerardi, gerente da Sanepar. Em 2017 o consumo foi 7% maior do que em 2016. 

A título de comparação, o nível da represa do Iraí baixou 1,40 metros neste inverno. O nível já chegou a baixar 4,50 metros e mesmo assim não houve racionamento. Ou seja, apesar das notícias de estiagem e baixa de reservatórios em outros estados ou mesmo cidades paranaenses, os curitibanos podem ficar tranquilos. 

“Às vezes o visual dos reservatórios pode impactar quem passa por eles, mas temos um controle muito rígido e preciso sobre os níveis dos reservatórios”, disse Gerardi, que explicou ainda a opção pelo uso mais intenso do Iraí. Por questões operacionais, a Sanepar priorizou o uso da água represada ali, mas nos próximos dias deve utilizar a água dos outros reservatórios para equilibrar o consumo. 

Miringuava

Mesmo sem risco de desabastecimento, a Sanepar segue a construção do reservatório do Miringuava, em São José dos Pinhais. Com capacidade de 38 bilhões de litros de água (a represa do Iraí, a maior da região, armazena 58 bilhões) a empresa garante que a grande Curitiba estará bem servida de água pelos próximos 15 anos. 

“Mesmo assim já estamos projetando a conclusão de uma sexta represa, projetando o abastecimento da região pelos próximos 40 anos”, concluiu Gerardi. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]