• Carregando...
Araucária caiu com os ventos na Rua Vicente Machado, no Batel. | Cecília Tümler/Gazeta do Povo
Araucária caiu com os ventos na Rua Vicente Machado, no Batel.| Foto: Cecília Tümler/Gazeta do Povo

Depois de uma manhã quente com temperaturas próximas dos 30ºC em Curitiba, o tempo mudou na tarde desta quinta-feira. Entre 13h e 14h, o calor deu lugar a ventos de até 72 km/h e vários bairros registraram queda de galhos, árvores e até destelhamentos. Ao menos sete unidades educacionais - entre escolas e centro municipais de educação - foram afetados pelas chuvas e precisaram ser isolados.O trânsito também ficou complicado em algumas regiões e 37 semáforos foram desligados ou permaneceram em alerta. Na região Oeste do estado, os ventos ultrapassaram 100 km/h.

Veja fotos dos estragos causados pelo temporal

De acordo com a Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), duas faixas da Avenida Vicente Machado com a Rua Desembargador Costa Carvalho, no Batel, foram bloqueadas devido à queda de uma árvore na região. O tráfego também foi bloqueado no cruzamento entre as ruas Ângelo Sampaio e Brasílio Itiberê por causa da queda de outra árvore.

Placa caiu sobre fiação elétrica na Rua Raposo Tavares no Pilarzinho. Setran

Além de complicar o trânsito, a chuva também assustou muitos pedestres. No Água Verde, a estudante Sofia Mira, de 17 anos, viu galhos atingirem alguns fios de luz durante a passagem do vento forte e se assustou com o ocorrido. “ Eu estava indo pra escola, quando escutei o barulho de explosão e vi um clarão no poste. Saí correndo”, contou. Momentos depois, a chuva começou a cair de maneira intensa no bairro. “Agora, as luzes da escola estão piscando”, comentou.

Leia também: Parede desaba por causa da chuva, atinge andaime e derruba trabalhador

Segundo a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram 60 solicitações de quedas de árvores e galhos atendidas nas últimas horas. Uma delas atingiu uma casa no bairro Guabirotuba.

Os fortes ventos, de acordo com a coordenadoria, também resultaram no destelhamento de um condomínio no CIC e de 12 residências em diversos bairros da cidade. Um andaime ainda caiu sobre o telhado de uma escola particular no Portão.

A Secretaria Municipal de Educação informou que ao menos sete unidades de ensino público foram afetadas pelas chuvas e os locais precisaram ser isolados. Dessas, duas foram destelhadas - Escola Municipal Colombo, no Bairro Novo, e Escola Municipal Pilarzinho.

Equipes da Coordenadoria de Obras da Secretaria da Educação estão percorrendo essas unidades para avaliar e situação e solicitar os reparos necessários. Apesar dos estragos, a prefeitura informou que as aulas serão normais nesta sexta-feira (19).

Leia também: Após vento forte, estudantes ficam presas em elevador de universidade em Curitiba

Bairros sem luz

Segundo a Copel, cerca de 21 mil residências ficaram sem luz em toda Curitiba. Os principais bairros afetados são Mercês, Pilarzinho, Hauer, Santa Quitéria e Tatuquara, além de casos isolados no restante da cidade. Segundo a companhia, equipes da empresa estão em atendimento e não havia previsão para a normalidade no fornecimento de energia elétrica.

Moradores afetados podem informar a Copel rapidamente por meio do aplicativo “Copel Mobile” - disponível para IOS e Android – ou pelo envio gratuito de uma mensagem de texto. Nesse SMS, basta o consumidor digitar a sigla SL, que significa sem luz, e acrescentar o número de consumidor, sem hífen. Também é possível enviar o comunicado pelo site da Copel ou pelo telefone 0800 51 00 116.

Alerta laranja

Segundo o Simepar, a previsão é de que a chuva se torne mais intensa durante a noite desta quinta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta laranja para o Paraná, o que adianta a proximidade de tempestades fortes, com possibilidade de granizo.

Até o início da tarde desta quinta-feira, a chuva era forte em municípios como Marechal Cândido Rondon e Santa Helena, no Oeste do Paraná. Lá, os ventos chegaram a 102,2 km/h, segundo o Simepar.

A Defesa informou que 496 pessoas de seis municípios paranaenses foram afetadas e 94 casas sofreram danos até às 16h. “A chuva atravessou o estado com muita rapidez e as ocorrências foram chegando aos poucos”, informou o tenente Anderson Gomes. As cidades afetadas foram Pato Branco, Pato Bragado, Matelândia, Vera Cruz do Oeste, Toledo, e Céu Azul.

Atendimento emergencial

Em caso de emergência, a prefeitura de Curitiba orienta para aviso imediato à Defesa Civil (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193) . Além disso, ao verificar riscos de alagamentos, a orientação é proteger a vida e pedir ajuda das autoridades competentes para retirar os pertences de casa. Outra dica é desconectar os aparelhos elétricos da corrente elétrica para evitar curtos circuitos nas tomadas.

  • Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
  • Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..
  • Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..
  • Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
  • Árvore caída na Rua Angelo Sampaio, no Água Verde.
  • Árvore caída na Rua Vicente Machado, no Centro..
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]