• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Uma confusão entre aproximadamente 20 integrantes da torcida organizada Império Alviverde, do Coritiba, e um grupo de manifestantes pró-Lula foi registrada na noite desta terça-feira (17) em Curitiba. Os petistas saíam da região da Polícia Federal e seguiam para o novo acampamento em um terreno particular e se encontram com o grupo de alviverdes, na Avenida Paraná, no bairro Santa Cândida. Membros da torcida provocaram os manifestantes e chegaram a disparar um rojão em direção ao grupo pró-Lula, que estourou no asfalto. Houve xingamentos e empurra-empurra.

Veja também: Império rebate PT e diz que torcedores reagiram a insultos de “coxinha” e “2ª. divisão”

De acordo com o presidente do PT Paraná, Dr. Rosinha, os torcedores teriam agredido os militantes com barras de ferros e houve feridos. A declaração foi dada em um vídeo divulgado pelo PT-PR nas redes sociais. À reportagem, Rosinha afirmou que encontrou duas pessoas feridas no acampamento - uma com um hematoma no olho e um corte no ombro e outra com um ferimento no joelho. Eles foram atendidos por uma ambulância no local e não foram encaminhados para o hospital. “Eles [os integrantes da torcida organizada] viram as roupas vermelhas, do MST, da CUT, do PT e os agrediram”, disse o presidente do PT-PR.

A sala de imprensa da Polícia Militar do Paraná não tinha registro de consequências da confusão até as 22h45. A informação era de que uma viatura foi até o local, mas não teria encontrado torcedores e manifestantes. Mas se sabe que uma viatura esteve na Avenida Paraná, pois foram os policiais que acabaram com a confusão. Após alguns minutos de tensão, os torcedores entraram na estação-tubo e seguiram para o Estádio Couto Pereira.

Leia também: Após 10 dias, acampamento pró-Lula muda de local e deixa moradores aliviados

Por volta das 22h50, policias militares estavam no local, de acordo com Rosinha. Ainda não havia informações se o partido iria registrar Boletim de Ocorrência. Segundo o petista, outras pessoas - não identificadas - passaram pelo acampamento nesta noite proferindo insultos e fazendo ameaças.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a PM enviou viaturas para o local, porém, o novo endereço do acampamento não foi informado para as forças de segurança. A Sesp disse que ocorreu um “princípio de confusão” e que a Polícia Civil vai investigar o caso.

De acordo com a nota da Sesp, “[...] os locais onde os manifestantes estão acampados não foram informados para as forças de segurança do Estado. O acordo, firmado em reunião na secretaria, previa o uso do Parque Atuba, onde já estava programada a presença de viaturas da Guarda Municipal. A Sesp esclarece que não compactua com qualquer ato de violência e que a Polícia Civil vai investigar os responsáveis pelo confronto entre torcedores e manifestantes [...]”.

O PT-PR divulgou nota repudiando a violência contra os militantes do acampamento e pedindo que haja segurança para os petistas. Esse foi um dos pontos acordados na segunda-feira, para que acampamento saísse da frente das casas nas imediações da Superintendência da PF.

“[...] Um grupo de torcedores, que se autoidentificaram como integrantes da torcida do Coritiba Foot Ball Club , da Império Alviverde, agrediu agora à noite integrantes do MST, que ficaram feridos. A organização do acampamento Lula Livre exige dos órgãos de segurança pública uma resposta quanto ao não cumprimento do acordo estabelecido em reunião. Ainda pede que as medidas cabíveis sejam tomadas e que a segurança seja efetiva nos locais onde permanecem os acampados.Não seremos intimidados, nossa organização e mobilização seguirá forte! [...]”

O presidente da torcida organizada Império, do Coritiba, rebateu na manhã desta quarta-feira (18) a versão dada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) sobre uma grande confusão no bairro Santa Cândida entre militantes e torcedores na noite desta segunda (17). Juliano Rodrigues, conhecido como Lano, disse à Tribuna do Paraná que os torcedores reagiram a provocações feitas pelos militantes, que teriam começado a gritar “segunda divisão” e “coxinhas” ao grupo no momento do encontro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]