• Carregando...
Provas para o vestibular da UFPR aconteceram neste domingo (29) | Jonathan Campos
/Gazeta do Povo
Provas para o vestibular da UFPR aconteceram neste domingo (29)| Foto: Jonathan Campos /Gazeta do Povo

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está aplicando neste domingo (29) as provas da 1ª. fase do processo seletivo para preencher as 5.439 vagas de graduação abertas para 2018. Os exames começaram às 14 horas, nos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Pontal do Paraná e Toledo e seguem até as 19h. Os portões foram fechados às 13h40, dez minutos depois do horário previsto, por causa de um show na região do Tarumã que complicou o trânsito e motivou os dez minutos de adiamento.

Em Curitiba, as provas estão sendo realizadas em prédios da UFPR e de universidades como UTFPR, PUC-PR, Positivo, Bagozzi, UniBrasil e Opet, e em escolas, entre as quais os colégios Estadual do Paraná (CEP), Pedro Macedo, Paulo Leminski, Ruy Barbosa, Elias Abrahão e Marista.

Os portões foram abertos às 12h45, mais cedo do que nos vestibulares anteriores . Isso porque todos os candidatos serão submetidos a detectores de metais antes da entrada nas salas. Obrigatória, essa verificação não descartará a que já é feita em candidatos que pedem para ir ao banheiro durante a prova. Ou seja, o mesmo candidato pode vir a ser examinado mais de uma vez.

No Centro Politécnico da UFPR, os estudantes começaram a chegar antes do meio-dia e meio. A estrutura é a quinta maior  a receber candidatos - 3.384 vestibulandos. O maior local de provas da UFPR neste domingo é a PUC-PR, com 9.018 candidatos. 

Recepção

Joao Monteiro é aluno de Engenharia Civil e foi recepcionar vestibulandos com toque religiosoJonathan Campos /Gazeta do Povo

Estudante do 1.º ano de Engenharia Civil na UFPR, João Monteiro, de 18 anos, veio recepcionar os vestibulandos com um toque religioso. Ele é outros colegas do curso oferecem garrafas de água "benta" aos candidatos, uma brincadeira que, além de arrecadar um dinheiro, ajuda na descontração. "É uma tradição. A gente se reúne pra trazer alívio, diminuir a tensão desse pessoal", diz. 

O colega Marcos Schabatura, de 19 anos, acrescenta que a brincadeira ajuda a motivar quem veio brigar por uma vaga. "No ano passado, era a gente aqui no lugar deles. A primeira fase é muito desgastante, você chega cansado depois de estudar tanto, e quando eu vim e vi essa festa, me deu uma baita motivação, uma baita vontade de estar no lugar deles", observa.

Guilherme João Pereira, de 22 anos, sabe bem como é passar por uma prova de vestibular. O candidato cursou dois anos de Engenharia Mecânica na UFPR e, mesmo com desconfiança da família, decidiu trancar para tentar uma vaga em Civil. "Parei e fiz um ano de cursinho para me preparar melhor. É meu sonho é acredito que vale a pena correr atrás", comenta o jovem, que diz estar preocupado com as questões de Química e Biologia.

Além da água benta para um dia de prova abençoado, os vestibulandos também são recepcionados com oração, música e palavras de força por integrantes do grupo Jesus na UFPR. Com dinheiro próprio, eles compraram 60 canetas, 48 garrafas d'água e 500 bombons que são distribuídos aos candidatos sem custo algum. "A gente já passou por isso aqui, sabe como é difícil", comentou Ângela Legey, de 24 anos, formada em Estatística pela UFPR e integrante do grupo.

Grupo levou música e mensagem de otimismo para vestibulandosJonathan Campos/Gazeta do Povo

O nervosismo dos vestibulandos é contagiante para os pais, que acompanham ansiosos o dia de prova. Luciane Pereta, de 48 anos, veio de São José dos Campos acompanhar o filho de 17 anos que também vai prestar vestibular para Engenharia Civil. Eles chegaram a Curitiba no sábado, para evitar se complicar com imprevistos. "O coração fica apertado. A gente acompanha eles focados desde o primeiro colegial para passar no vestibular e torce cem porcento para que isso dê certo".

Quase atrasados

Os veteranos aproveitaram também para fazer um corredor para homenagear os candidatos que chegaram nos últimos minutos. Eles ficaram enfileirados e, cada vez que um vestibulando passava no meio da fila em direção às salas de prova, já perto horário de fechamento dos portões, era recepcionado com palmas e gritos. O ato aconteceu no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

onathan Campos/Gazeta do Povo

Prova

Para ter acesso às salas de provas, os candidatos tiveram que apresentar comprovante de ensalamento e documento oficial de identidade com foto recente ou fotocópia autenticada em cartório.

Dentro das sala, os candidatos não podem manter ou usar relógios, aparelhos de qualquer tipo, bonés ou gorros, qualquer dispositivo de ouvido, óculos escuros (salvo de grau e por recomendação médica) ou qualquer tipo de impresso. Caso o candidato precise fazer uso de medicamento durante a prova, teve que encaminhar, 48 horas antes da data, um atestado médico ao NC-UFPR.

Alimentação é permitida, desde que não prejudique os demais candidatos. Líquidos são aceitos apenas se estiverem em recipientes transparentes e sem rótulo.

A prova deste domingo, de conhecimentos gerais, vale 80 pontos e tem co 80 questões objetivas com conteúdos de ensino médio. O candidato só poderá sair do local de prova 1h30 depois do seu início. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]