• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

As inscrições para o vestibular 2017/2018 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderão ser feitas entre 16 de agosto e 14 de setembro no portal do Núcleo de Concursos (NC) da instituição. A primeira fase do vestibular será realizada em 29 de outubro e a segunda, nos dias 26 e 27 de novembro. A expectativa da Universidade é que haja entre 55 e 60 mil inscrições.

O anúncio sobre as datas veio com uma novidade importante para os candidatos cotistas: a banca de validação do Termo de Autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas, que até o momento vinha sendo realizada no momento da matrícula, neste concurso acontecerá entre a primeira e a segunda fase do vestibular. A previsão é que ela ocorra entre os dias 20 e 24 de novembro.

Conforme o Núcleo de Concursos, a mudança vai permitir que os candidatos que forem reprovados pela banca participem da segunda fase como não-cotistas se tiverem nota suficiente para isso na primeira etapa do vestibular. “A ideia é justamente poder fazer o remanejamento onde for possível, salvar alguns candidatos que podem continuar concorrendo no processo”, explica o diretor do Núcleo de Concursos, Mauro Belli.

No início deste ano, 101 aprovados nos processos seletivos pelo sistema de cotas perderam suas vagas na universidade, pois foram reprovados na banca, que segue o critério do fenótipo (usa a aparência física para validar a declaração do candidato).

Com a alteração, a expectativa do NC é de que sejam realizadas entre 1.600 e 1.800 bancas. No vestibular anterior, foram 935 bancas (de um total de 1.248 candidatos convocados).

Pessoas com deficiência

A universidade anunciou ainda que o vestibular 2017/2018 terá reserva de vagas para pessoas com deficiência, de acordo com o estabelece a lei nº 13.409/2016. A reserva, porém, será feita dentro das 50% já disponibilizadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei 12.711/2012) e que até o momento eram são divididas entre pretos, pardos e indígenas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]