• Carregando...
Colégio Madalena Sofia usou as redes sociais para incentivar doações | Reprodução/Facebook
Colégio Madalena Sofia usou as redes sociais para incentivar doações| Foto: Reprodução/Facebook

Com o crescimento rápido das crianças e a perda de uniformes de um ano para o outro, vários colégios particulares de Curitiba e região metropolitana decidiram incentivar a doação das peças para outros estudantes. As campanhas acontecem principalmente no início das aulas, quando o antigo uniforme deixou de ter utilidade por ter ficado pequeno ou porque o aluno trocou de colégio. No entanto, a ação tem continuidade nos meses seguintes, auxiliando os alunos que precisarem.

Conheça alguns colégios que realizam a ação em Curitiba:

Em geral, o uniforme completo contendo uma camiseta, uma calça e uma jaqueta custa entre R$ 130 e R$ 250, dependendo da instituição e do tamanho do aluno. Para muitos pais, esse valor pesa no orçamento, principalmente quando é necessário ter uma peça sobressalente para os dias frios e chuvosos em que as roupas demoram para sair do varal. “Este apoio da escola faz muita diferença”, afirma a corretora de planos de saúde Rafaela da Silva, de 33 anos.

Mãe de uma garota de sete anos que estuda no Colégio Madalena Sofia, no Bairro Alto, ela ficou muito feliz quando sua filha recebeu os uniformes em perfeito estado no início de 2015. “Eles serviram até o fim do ano passado. Então, agora, é a nossa vez de doar”, disse, ao parabenizar a iniciativa.

Assim como ela, o eletricista Renato Mosquem, 42, também foi beneficiado com a ação na Escola Adventista de Araucária. “Meu filho tem oito anos e o colégio tinha recebido doação de algumas peças no tamanho dele”. A instituição cedeu essas peças e aliviou o orçamento da família. “Ajudou bastante porque o gasto é muito grande”.

Além das escolas citadas, o Grupo Acesso e os colégios Dom Bosco, Novo Ateneu e Decisivo também incentivam a ação. Conheça cada uma das iniciativas:

Colégio Madalena Sofia

A escola iniciou neste mês uma campanha intitulada “Agasalho Solidário”. A ação foi divulgada nas redes sociais e todos os alunos receberam um bilhete explicando a ideia. “Nós temos muitos estudantes de baixa renda. Então, damos descontos entre 30% e 50% na mensalidade e tentamos ajudar com o uniforme”, explicou o diretor da instituição Ivo José Triches.

Para participar, basta entregar as peças usadas na secretaria da instituição. Elas podem ser de qualquer tamanho, mas devem estar em boas condições. As doações são reunidas com os “achados e perdidos” que não foram retirados no ano anterior e tudo fica à disposição dos estudantes que precisam. “Mais de 30 famílias já foram beneficiadas este ano”, comemorou o diretor.

Grupo Acesso

Os nove colégios do Grupo Acesso, em Curitiba, também realizam campanhas para doação de uniformes. Em um deles, por exemplo, a ação até se transformou em evento no mês passado. “Uma semana antes das aulas começarem, nós fizemos uma bancada na entrada da escola para troca de uniformes”, conta a diretora da instituição, Cheila Lenita Rocha

De acordo com ela, a ideia foi divulgada com antecedência para que os pais pudessem levar as peças em bom estado que ficaram pequenas para seus filhos e tivessem oportunidade de trocá-las por outras maiores que também foram doadas. “É o primeiro ano desse rodízio e acredito que ano que vem os pais trarão novamente as peças”.

Colégio Dom Bosco

Um cabideiro é disponibilizado em algumas unidades do Colégio Dom Bosco para que os pais possam trazer sua doação de uniformes ou procurar as peças que atendam sua necessidade. Na instituição localizada no bairro Mercês por exemplo, a ação acontece durante todo o ano e não necessita nem de comunicado. “As mães já sabem, então elas trazem as roupas e nós organizamos”, explica a assistente Priscila da Costa, de 38 anos.

Segundo ela, a maioria das doações são entregues no início das aulas, quando os pais trocam os uniformes dos filhos ou mudam de colégio. As peças são doadas na secretaria da instituição e atendem crianças de dois anos até estudantes do Ensino Médio.

Colégio Novo Ateneu

Uma ideia semelhante é colocada em prática no Colégio Novo Ateneu, no bairro Seminário. Ali, uma exposição anual reúne materiais escolares e uniformes doados durante o ano para que os pais possam escolher o que poderá atender seus filhos, e as famílias também conversam com outras para combinar trocas de uniformes.

Além disso, é possível deixar uniformes para doação com qualquer funcionário do colégio. “Pode deixar conosco na secretaria, na portaria ou ainda com os inspetores”, explica a assistente administrativa Luciana Paula Guilherme.

Colégio Decisivo

A instituição não possui nenhuma ação de incentivo às doações, mas atende os pais que querem passar o uniforme de seus filhos para outra criança. “A maioria desses pais deixa o uniforme conosco quando seus pequenos saem do colégio. Aí nós guardamos e disponibilizamos quando alguém precisa”, afirma a auxiliar administrativa Tatiane da Silva Alves.

Rede Adventista de Educação

As 11 instituições da rede adventista de ensino localizadas em Curitiba e região metropolitana incentivam a doação de uniformes escolares. A ação acontece durante todo o ano e beneficia cerca de 20% dos estudantes da rede. “Esse é o percentual de alunos carentes atendidos por nossas instituições, e o projeto existe como uma forma a mais de auxiliar cada um deles”, afirma o professor e teólogo Rubens Paulo Silva, responsável pela educação adventista em toda região Sul do Brasil.

Segundo o pedagogo, além do incentivo à solidariedade no ambiente escolar – que recebe e destina os uniformes entregues pelos alunos e seus pais nas secretarias – as lojas que vendem uniformes da rede também participam da ação. “Elas doam um percentual desses uniformes aos alunos de baixa renda”.

As ações, segundo ele, fazem parte de uma série de campanhas sociais realizadas pela rede com o objetivo de impactar todos os envolvidos. “Afinal, nós sempre percebemos que o maior beneficiado é aquele que doa, e isso marca positivamente cada aluno”, finaliza.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]