• Carregando...
Manifestante deixa a Praça Santos Andrade no fim da manhã: previsão era que o ato durasse até o fim do julgamento de Lula. | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Manifestante deixa a Praça Santos Andrade no fim da manhã: previsão era que o ato durasse até o fim do julgamento de Lula.| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

A vigília de apoio ao ex-presidente Lula na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, prevista para durar até o fim do julgamento do petista no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), terminou antes do esperado. Após se manifestarem terça-feira (23) no mesmo local, os organizadores retornaram às 7h30 desta quarta para a praça, mas anunciaram o término do ato no fim da manhã, antes mesmo do fim da leitura do voto do primeiro relator no TRF-4. Por volta de 11h45, não mais do que 50 pessoas estavam em frente ao prédio da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

- Tempo real - Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula no TRF-4 em Porto Alegre

Além do baixo quórum, os organizadores decidiram terminar o ato por acreditar que o julgamento terminará muito tarde. Iniciado às 8h30, a previsão é de que a sessão do TRF-4 termina às 16h desta quarta.

Antes do ato terminar, os apoiadores de Lula chegaram a encenar uma peça de teatro na praça, um embate entre o judiciário e a democracia. Numa crítica à Operação Lava Jato, o judiciário venceu o embate teatral.

Mesmo em caso de placar desfavorável para o ex-presidente no TRF-4, a perspectiva era encerrar o ato a favor de Lula na praça de maneira pacífica. “Você não pode ir para a rua existindo justiça de maneira violenta. Isso não está na programação de ninguém. Se acontecer é de maneira isolada”, afirma Fernando Lopez, da Frente Brasil Popular.

Manifestantes na Justiça Federal

Desde as 10h desta quarta os manifestantes contra o ex-presidente Lula estão reunidos em frente à Justiça Federal, no bairro Ahú. Além de o acesso de carro à Justiça Federal estar bloqueado, o policiamento no entorno do prédio está reforçado na manhã desta quarta. A expectativa dos organizadores da manifestação é juntar mil pessoas até o fim do julgamento - número que não é confirmado pela PM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]