Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Enkontra.com
PUBLICIDADE

tempo

Virada no tempo: frio vai chegar para ficar nessa semana em Curitiba

Massa de ar polar estaciona sobre o Paraná a partir desta segunda-feira e faz as temperaturas despencarem

Previsão é de que as  temperaturas  despenquem e que haja geada. | JONATHAN CAMPOS
Previsão é de que as temperaturas despenquem e que haja geada. JONATHAN CAMPOS
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

Para quem sentia falta do inverno curitibano, pode preparar o casaco e o cachecol. A semana começa com uma virada brusca no tempo em todo o Paraná que traz o frio de volta e em grande intensidade. As temperaturas despencam e diversas cidades devem ter registro de geadas ao longo dos próximos dias. Em algumas regiões, há até mesmo a possibilidade de nevar.

Essa mudança radical acontece graças à chegada de uma frente fria que avança sobre o estado vinda da região Sul do continente. Isso faz com que as temperaturas comecem a cair ao longo desta segunda-feira (17), com as menores marcações sendo registradas durante a noite. Em Curitiba, por exemplo, a previsão do Instituto Simepar é que a mínima seja de 9º C. Em Cascavel, os termômetros devem alcançar os 6º C. Além disso, a frente deve também trazer chuvas para todo o Paraná, diminuindo ainda mais a sensação térmica.

Na sequência dessa frente, uma massa de ar polar estaciona sobre o estado e faz com que o frio se estabeleça de vez. Na terça-feira (18), o tempo na capital deve variar entre 3º C e 10° C. No interior, a previsão é de temperaturas negativas, com -2º C em Guarapuava e -1º C em Francisco Beltrão.

Terça-feira, essa combinação de umidade com frio eleva a possibilidade de geada negra, ou seja, quando o congelamento do orvalho é acompanhado também de ventos um pouco mais fortes e que dão um aspecto de queimado à vegetação. Além disso, o Simepar aponta ainda a chance de formação de chuva congelada nessas áreas, principalmente em cidades mais próximas da fronteira com Santa Catarina, como Palmas e General Carneiro.

Vai nevar?

A grande dúvida que acompanha o frio desta semana é se teremos ou não neve no Paraná. E, embora diga que a possibilidade seja bem baixa, o Simepar não descarta neve para o estado. Contudo, se realmente nevar neste ano, somente os municípios mais próximos da divisa catarinense e localizados em área de serra é que devem ver os flocos caindo do céu.

o que você achou?

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Curitiba

PUBLICIDADE