• Carregando...
 | Daniel Castellano //Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Daniel Castellano //Gazeta do Povo/Arquivo

Por causa do retorno das aulas de grande parte das escolas e universidades de Curitiba, o trânsito da cidade deve ter um aumento médio de 30% no número de veículos circulando a partir desta segunda-feira (19) . A estimativa é da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran), que leva em conta que a quantidade deve ser maior em horários de pico, como perto das 8h, das 12h e das 18h.

LEIA TAMBÉM: Volta às aulas garantida: professores que aderirem à greve terão falta lançada

Para quem costuma circular próximo de instituições de ensino, é preciso ficar atento às ruas escolhidas, já que essas regiões têm acréscimo ainda mais significativo. De acordo com a Setran, essas áreas podem chegar a ter 40% mais carros rodando do que no período de férias. Entre as grandes instituições da região central cujas aulas iniciam na próxima semana estão a Unicuritiba, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Bom Jesus Centro e FAE Centro Universitário.

“Para evitar problemas com o fluxo mais intenso, a recomendação é que o motorista se programe para sair de casa mais cedo. Já para quem costuma passar perto das instituições, a dica é escolher um caminho alternativo”, orienta a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella. Além disso, Rosângela salienta a necessidade do motorista ter paciência e diminuir a velocidade em regiões onde há estudantes. O lembrete vale principalmente ao passar em áreas centrais da cidade, que têm menos área livre para trânsito.

Já quem vai ou volta das universidades e escolas, a superintendente ressalta a possibilidade de contribuir para a diminuição do número de carros: “Uma ideia legal é praticar a carona cidadã, compartilhando o trajeto e combinando de levar ou buscar quem mora perto da sua casa, por exemplo”.

Pais que planejam buscar seus filhos em escolas também precisam ficar atentos a algumas questões. Rosângela destaca a velocidade máxima no entorno das instituições, que é sempre de 30 km/h. Outra das principais dicas da prefeitura vem do agente de trânsito Diogo Granato, que lembra que, mesmo durante embarque e desembarque, não é permitido parar em fila dupla, na calçada ou em cima de faixa de pedestres.

Operações especiais

Para ajudar na conscientização dos motoristas nesse início do ano letivo, a Setran fará uma Operação Volta às Aulas. A ação consiste em abordagens educacionais perto de escolas municipais e estaduais, lembrando aos pais sobre redução de velocidade e aos estudantes sobre uso do celular ao caminhar, por exemplo. Essa operação é executada em pareceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Escola Pública de Trânsito (EPTran).

Outra iniciativa é a Operação Escola, que funciona para algumas instituições de ensino de grande movimento, como aquelas localizadas nos bairros centrais da cidade - já que costumam modificar bastante o trânsito nos seus arredores nos horários de entrada e saída. Em vista disso, a Setran desenvolveu esta iniciativa, que envolve o treinamento de funcionários dos estabelecimentos para organizar o trânsito em frente ao colégio, por exemplo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]