• Carregando...
Rotina organizada em poucos cliques: essa é a proposta dos sites de serviço | Bigstock
Rotina organizada em poucos cliques: essa é a proposta dos sites de serviço| Foto: Bigstock

A tecnologia viabiliza uma infinidade de serviços on-line. Pequenas necessidades cotidianas podem ser facilmente resolvidas na tela do computador ou no celular. Limpeza de casa, consertos, mudanças, uma sessão de beleza e até o treino na academia são pesquisados, agendados e pagos pela internet. Confira oito exemplos de plataformas para deixar a rotina mais fácil.

FRETE URBANO

A dificuldade em conseguir orçamentos para pequenos carretos e mudanças inspirou a criação da plataforma. “Quem precisa de um frete acaba buscando na rua ou por indicações. O site promove o encontro”, explica um dos fundadores do Frete Urbano, Lázaro Prates Junior. Os freteiros cadastram seus veículos, capacidade e tipo de carga que podem fazer. O cliente pede o orçamento, informando o que será transportado, origem e destino, condições da retirada (se há escadas ou elevadores), necessidade de ajudante, dia e horário. A plataforma faz a intermediação com os freteiros disponíveis para o serviço e repassa os orçamentos para o cliente. Escolhido o profissional, o pagamento é feito pelo site.

CLUBE DA COZINHA

Um cardápio completo por semana, com os ingredientes separados em porções e sugestões de harmonização com vinhos e cervejas. O Clube da Cozinha acaba de ser lançado no Brasil pela arquiteta Bruna De Pieri e o marido, André Carrera, que trouxeram a ideia dos Estados Unidos. Quem curte cozinhar faz a assinatura do clube e recebe quatro kits por mês. O menu completo é divulgado toda terça-feira. O usuário tem até a outra segunda para fazer a reserva do kit e receber o material na quinta-feira. A ideia é concentrar em um só lugar todo o processo de elaboração de uma receita, desde o roteiro de preparação até a busca por ingredientes, nas quantidades corretas para evitar sobras ou desperdícios. A equipe do Clube envia alguns itens pré-preparados, como caldos ou bases das receitas. A assinatura mensal custa R$ 456 e cada kit serve duas pessoas. É possível comprar a caixa avulsa, por R$ 120. Só é preciso um pouco de planejamento. Entre a divulgação do menu e a entrega do material são 10 dias. A preparação ainda pode ser acompanhada em um canal do Youtube.

WEB SALÃO

Cortes de cabelo, manicure, tintura, entre outros serviços de beleza podem ser agendados pelo site Web Salão, criado para alavancar carreiras autônomas de cabeleireiros e pequenos salões, além de facilitar a vida da clientela. A fundadora, Yara Menezes Garcia, identificou o nicho ainda quando estava na faculdade. O site foi criado em 2011 e no fim do ano associou-se ao Software Salão, uma plataforma de gestão que ajuda micro e pequenos empreendedores a administrar o negócio, com relatórios financeiros e divulgação dos serviços. A plataforma tem 1,3 mil profissionais cadastrados, que se dividem entre autônomos e pequenos estabelecimentos. O cliente faz o agendamento on-line, indicando o local de atendimento, que pode ser em casa ou no salão definido pelo profissional. Pagamentos podem se feitos pelo site ou em espécie, direto para o prestador de serviços. A plataforma também oferece sites personalizados aos profissionais, por uma mensalidade de R$ 29,90. Até o fim do ano, um app vai facilitar os agendamentos pelo celular.

IGUANA FIX

Encontrar um encanador, eletricista, pedreiro ou outro prestador de serviços gerais para cuidar da casa não é tarefa fácil. O Iguana Fix foi criado na Argentina e veio para o Brasil no fim do ano passado. Reúne diferentes profissionais na mesma plataforma, usada para os clientes fazerem suas pesquisas, orçamentos e solicitações. Os pedidos de orçamento são gratuitos e sem compromisso. O usuário recebe quatro orçamentos diferentes para escolher o profissional.

PARAFUZO

A plataforma também oferece prestadores de serviço para pequenos reparos, mas o forte são as contratações para limpeza doméstica. Há um pacote básico, que inclui a limpeza geral dos cômodos da casa, para uma jornada de seis horas. Opcionais, como limpeza de janelas, do interior da geladeira e passar roupa, são acrescentados à conta, aumentando o tempo de permanência do profissional e o custo da diária. A Parafuzo atende em Curitiba, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e região Metropolitana. Em Curitiba, uma diária de 6 horas, custa R$ 128.

ENCONTRE UM NERD

Criado a menos de um ano em Curitiba, o marketplace de serviços de informática faz a ponte entre o cliente e o profissional de Tecnologia da Informação. Assim, manter os equipamentos em dia, com atualizações de antivírus, instalações de novos hardwares ou configurações de sistemas, fica bem mais simples. O serviço é feito em casa por profissionais qualificados, que são acionados via site. O cliente solicita o técnico, informando o problema de acordo com as categorias: impressora, internet, rede, computador. O pagamento é feito pelo site. A plataforma tem mais de 4 mil técnicos cadastrados e atende cerca de 200 pessoas por mês em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

GYM PASS

Não há mais desculpas para furar o treino durante uma viagem de férias ou negócios. O Gym Pass oferece planos de day use para mais de 4 mil academias em todo o Brasil, para prática de 27 modalidades. Há também pacotes com 10 diárias avulsas e a mensalidade pelas diárias ilimitadas, que substituem o contrato direto com apenas uma academia, sem taxa de matrícula. O valor da mensalidade é o que determina o acesso. Por R$ 119 por mês, o usuário pode frequentar 2.016 academias diferentes em todo o país. A academia faz o cadastro gratuito na plataforma e só paga comissão pelos contratos firmados via Gym Pass.

DOCWAY

Pacientes com dificuldades de locomoção, como idosos, portadores de deficiência e mães com filhos de pequenos, são o público alvo do Docway, aplicativo que promove o atendimento médico domiciliar. Disponível na versão iOS e Android, o Docway funciona como uma agenda de médicos de diferentes especialidades para atendimento em casa, sob pagamento de consulta particular: R$ 200 durante o dia e R$ 300 no período noturno, fins de semana e feriados. De acordo com o CEO e fundador do Docway no Brasil, Fábio Tiepolo, usuários de plano de saúde podem pedir ressarcimento do pagamento, conforme o contrato com o plano. Os valores ainda podem ser restituídos na declaração do Imposto de Renda. O paciente escolhe a especialidade e o horário de atendimento. O médico é acionado e avisa se aceita ou não o atendimento. A agenda é imediatamente repassada ao usuário, confirmando a consulta. A versão brasileira já está em operação apesar de o lançamento oficial estar marcado para 15 de setembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]