• Carregando...
Rodrigo Turra, da Redirect: mais importante que coletar informações é interpretar o que elas sig­­­nificam | Antônio More/ Gazeta do Povo
Rodrigo Turra, da Redirect: mais importante que coletar informações é interpretar o que elas sig­­­nificam| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo

Um jovem íntimo das redes sociais sentado na frente de um computador, o dia todo, tentando descobrir o que as pessoas estão falando de uma marca. Essa é uma imagem bem distante da realidade do trabalho de monitoramento e gerenciamento da presença de empresas e profissionais no meio digital.

Hoje essa é uma missão de quase todos os funcionários de agências que atuam com estratégias on-line. Rodrigo Turra, CEO da Redirect Digital Marketing, diz que na sua empresa todos usam as ferramentas disponíveis no mercado.

E elas não são poucas. Segundo Turra, nos últimos três anos a cultura digital se disseminou no país e surgiram inúmeras ferramentas que facilitam o monitoramento. "O Google ainda é a ferramenta de controle mais simples, fácil e ainda é gratuita", diz.

Custo

Milena Gouvêa, coordenadora de Mídias Sociais da HouseCricket Digital & Direct, empresa do Grupo OM Comunicação Integrada, afirma que a maioria das boas ferramentas é paga, embora algumas tenham um valor bem reduzido. "Os custos são dimensionados conforme o tamanho de clientes monitorados ou tamanho de termos pesquisados", explica.

Interação

Segundo ela, o monitoramento contínuo permite entender o comportamento do público diante da marca e identificar oportunidades para interação com os consumidores.

Hoje é impossível "gerenciar um canal com vários seguidores sem poder agendar postagens ou monitorar tudo o que é falado por uma marca", completa Milena. E para Turra, mais importante que coletar informações é interpretar o que elas significam, saber o que fazer com os dados.

Além do Google

Conheça algumas ferramentas que auxiliam no acompanhamento das marcas no meio digital

Marketing Cloud – Aponta quem abriu um site, quem leu.

SocialBakers Analytics – Monitora diferentes canais sociais de diversas marcas.

Scup – Brasileiro, monitora 16 redes sociais.

Hootsuite – Permite o controle e visualização de diversas contas de redes sociais em um painel prático.

Napoleon Cat – Gerenciador para fan pages no Facebook, faz comparativos com os concorrentes e permite agendar os posts.

Radian 6 – Dá informações sobre todas as conversas on-line sobre a sua marca, produtos, concorrentes e tendências do setor.

Comscore – Ferramenta que ajuda a decidir onde anunciar. Aponta os veículos de mídia on-line com maior aderência.

TwitterCounter – Analisa as estatísticas de perfis no Twitter e as exibe como gráficos.

Tellagence – Recém-lançado nos EUA, promete mostrar todo o caminho da informação e seus impactos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]