• Carregando...
Aumento nos preços de Alimentos e Bebidas é o maior desde dezembro de 2002 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Aumento nos preços de Alimentos e Bebidas é o maior desde dezembro de 2002| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Após fechar 2015 com o maior avanço em 13 anos, a inflação abriu o ano novamente pressionada. O IPCA (índice oficial do país) foi de 1,27% em janeiro, movimento puxado por preços dos alimentos e transporte. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (5) pelo IBGE.

Trata-se da maior alta para meses de janeiro desde 2003, quando os preços subiram 2,25%. Naquele ano, o dólar subiu com as incertezas do mercado sobre o primeiro governo PT e isso afetou a inflação.

INFOGRÁFICO: Veja o histórico da inflação no Brasil e em Curitiba nos últimos 12 meses

O resultado ficou acima da inflação de dezembro (0,96%) e de janeiro de 2015 (1,24%). E também das expectativas dos economistas consultados pela agência internacional Bloomberg, que previam avanço de 1,10% no mês passado.

Curitiba tem a maior inflação acumulada do país nos últimos 12 meses

IPCA de janeiro na região foi o menor entre as pesquisadas pelo IBGE, mas não o suficiente para tirar capital do topo da lista

Leia a matéria completa

Com preços ainda pressionados, a inflação acumulada em 12 meses permaneceu em dois dígitos: 10,71% até janeiro. É um pouco acima 10,67% do ano passado, que foi a maior registrada desde 2002. O centro das apostas da agência Bloomberg era de 10,52%.

Alimentos

Os grupos Alimentação e Bebidas, que tiveram alta de 2,28% no mês, e Transportes, com 1,77%, foram os responsáveis pela maior parte do resultado do IPCA de janeiro – os dois grupos, juntos, detiveram 71% do índice.

O clima instável foi o vilão dos preços dos alimentos. Com altas temperaturas e fortes chuvas (na região Sul), os preços subiram nas gôndolas dos supermercados, mercados e feiras acompanhados pelos pesquisadores do IBGE.

A inflação do grupo de alimentação e bebidas acelerou, desta forma, de 1,50% em dezembro para uma alta de 2,28% em janeiro passado – a maior taxa desde dezembro de 2002, quando a alta atingiu 3,91%. Isoladamente, o grupo foi responsável por 0,57 ponto percentual da inflação no mês.

Esse impacto veio sobretudo dos alimentos consumidos dentro de casa, que tiveram avanço de preço de 2,89% no mês passado. Comer fora de casa – em bares, restaurantes e lanchonetes – subiu menos, 1,12%.

Entre as maiores altas estavam produtos como cenoura (32,64%), tomate (27,27%) e batata-inglesa (14,78%). Nos últimos 12 meses, a cebola teve um aumento de preços de 79,59%, segundo o IBGE.

O dólar alto também influencia preço dos alimentos, mas seu papel foi secundário. O avanço do câmbio eleva os preços de insumos agrícolas e de produtos negociados na moeda americana mercado de internacional, como o trigo.

Transportes

O grupo Transportes registrou alta de 1,77% em janeiro, puxada pelo transporte público, que subiu 3,84%. Mas o segundo item com maior peso na inflação de janeiro foram os combustíveis, que ficaram 2,11% mais caros, uma contribuição de 0,11 ponto porcentual para a inflação do mês.

O litro da gasolina teve aumento médio de 1,88%, mas chegou a ficar 8,01% mais caro na região metropolitana de Porto Alegre. No etanol, o aumento médio foi de 3,47%, mas Porto Alegre também registrou a maior alta, 9,60%.

“O etanol é o que vem pressionando os preços da gasolina. E o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) foi revisto em algumas regiões. Sobre a gasolina, o impacto maior (do ICMS) foi em Porto Alegre. Em Brasília também houve aumento de ICMS. Então o ICMS aumentou em alguns itens, mas na gasolina a gente está vendo porque os aumentos foram mais fortes”, explicou Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do IBGE.

Bandeira amarela alivia IPCA de março, mas não projeção de 2016, dizem analistas

Inflação acumulada em 12 meses segue em dois dígitos, a 10,71%

Leia a matéria completa

Resistência

Pelo quadro atual, o IPCA deve desacelerar lentamente nos próximos meses para fechar o ano em 7,26%. Essa é a média das projeções dos analistas consultados pelo Banco Central na última edição do boletim Focus.

Se as expectativas se confirmarem, o resultado manterá a inflação acima do teto da meta do governo, de 6,5% neste ano. O centro da meta de inflação é de 4,5%, com uma tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar da inflação elevada, o BC decidiu manter os juros básicos (Selic) em 14,25% ao ano em sua última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária). Para economistas, é uma aposta de que a queda das commodities e a crise econômica vai derrubar os preços no país.

Segundo Luis Otávio Leal, economista do banco ABC Brasil, a resistência da inflação é fruto em parte da inércia de preços do ano passado. Ou seja, bens e serviços estão sendo corrigidos hoje pelo aumento de preços do ano passado.

“A expectativa de alta dos alimentos também contribuiu para que as expectativas de inflação permaneçam altas, assim como o aumento de impostos em diferentes estados. Isso ameniza a desaceleração da inflação”, disse Leal.

IBGE prevê inflação de fevereiro com pressão de mensalidade escolar

A elevação das mensalidades escolares e resquícios dos reajustes de bens e serviços monitorados pelo governo vão pressionar a inflação oficial de fevereiro, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta-feira (5) o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. As mensalidades escolares devem impactar o IPCA de fevereiro com o reajuste baseado na inflação de dois dígitos registrada no ano passado.

“A inflação de fato está alta. A inflação em 2015 ficou em 10,67%, e existe uma tendência de recuperação de preços que ficaram defasados. Tanto que alguns itens têm seus contratos atrelados à inflação passada, como é o caso das mensalidades escolares, do plano de saúde. Então é natural que, em anos de inflação mais alta, se trazer alguns itens indexados (esse aumento) para o ano seguinte”, explicou a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos.

Demais impactos

Os demais impactos já esperados sobre o IPCA de fevereiro vêm dos resíduos de reajustes praticados em itens como a taxa de água e esgoto em Belém, com aumento de 20% desde 26 de janeiro; ônibus urbano no Recife (de 14,28% desde 19 de janeiro), São Paulo (8,57% desde 9 de janeiro), Goiânia (12,10% a partir de 6 de fevereiro) e Vitória (12,03% em 10 de janeiro); ônibus intermunicipal no Rio (10,48% a partir de 10 de janeiro) e São Paulo (8,57%, em 9 de janeiro); além de táxi em Porto Alegre (7,82% em 5 de janeiro) e Salvador (10,52% e 13 de janeiro).

Também são esperados os reflexos das altas na tarifa de trem no Rio de Janeiro (12,12% em 2 de fevereiro) e São Paulo (8,57% em 9 de janeiro, mesmo reajuste concedido ao metrô na região).

Na direção oposta, a energia elétrica deve vir mais barata, com a redução na taxa da bandeira tarifária, que continua vermelha em todas as regiões, mas cujo valor de acréscimo a cada 100kw/h passa de R$ 4,50 para R$ 3,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]