• Carregando...

O governo federal realizará em outubro um novo leilão de concessões para exploração de petróleo e gás no país, informou nesta segunda-feira (4) a Agência Nacional do Petróleo (ANP) em comunicado. O novo leilão oferecerá às petrolíferas interessadas direitos para explorar 269 blocos tanto no mar como em terra, mas não inclui nenhuma área do pré-sal.

O leilão estava inicialmente previsto para o primeiro semestre do ano, mas o governo anunciou em março sua decisão de adiá-lo devido à queda das cotações internacionais do petróleo e à crise instalada na Petrobras, devido às denúncias de corrupção.

A ANP divulgou a nova data do leilão pouco depois que o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, anunciou detalhes da licitação em um pronunciamento na Offshore Technology Conference, maior evento do setor, que ocorre durante esta semana nos Estados Unidos.

Pré-sal

O ministro Eduardo Braga também disse nesta segunda ser favorável a que a Petrobras tenha o direito de se recusar a participar dos leilões do pré-sal. Afirmou, no entanto, que, no momento, o governo não discute mudanças na regra que exige que a petroleira tenha ao menos 30% nos blocos exploratórios leiloados.

“O direito de recusa seria uma boa estratégia para que nós não estivéssemos a reboque de uma política setorial e de empresa dentro da política nacional de exploração de uma área vital”, disse, destacando que não é uma opinião consensual dentro do governo.

Ele também falou que há a possibilidade de que o próximo leilão do pré-sal, previsto para 2016, seja adiado para 2017, em função da volatilidade do mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]