• Carregando...
 | /
| Foto: /

Por causa de uma senha esquecida, o professor Luiz Guilherme Santos perdeu o acesso a uma conta de e-mail que mantinha há dez anos, e sofreu com as consequências de ficar temporariamente sem um dos seus principais canais de comunicação. Mensagens de trabalho ou recados de amigos se perderam em algum servidor inacessível, provocando broncas e reclamações.

O pequeno drama vivido por Santos é cada vez mais comum, dado o crescente número de códigos para se guardar. Conta de banco, cartão de crédito e e-mails pessoal e profissional. Redes sociais aos montes, Netflix, programa de milhagem e outros serviços. Tudo protegido por senha, tudo passível de ser esquecido ou hackeado.

Para evitar os problemas com a memória, muitas pessoas escolhem o caminho mais simples: usar senhas fáceis. Um levantamento realizado pela firma de segurança digital SplashData apontou que as cinco piores senhas do ano passado foram “123456”, “password” (senha em inglês), “12345678”, “qwerty” e “12345”.

Economia formal fecha as portas para os mais instruídos

Pela primeira vez em pelo menos 12 anos, mercado com carteira assinada cortou vagas para profissionais de nível médio e superior

Leia a matéria completa

Além das sequências de números e letras, muitas pessoas recorrem a datas e informações pessoais para criarem suas senhas, o que também não é recomendado por especialistas. Elas são fáceis de lembrar, mas também são fáceis de serem descobertas por criminosos.

“As pessoas tendem a utilizar senhas que façam parte do seu universo, como time favorito, tendência política, nome do cachorro e datas especiais. O problema é que os criminosos cibernéticos também sabem disso”, diz Paulo Pagliusi, diretor de Gestão de Riscos Cibernéticos da Delloitte.

Uma senha forte precisa ter maiúsculas, minúsculas, números e pontuação, com tamanho mínimo de oito caracteres. E a linguagem não pode ter nexo. Um hacker consegue varrer um dicionário em minutos usando força bruta.

Mas o problema das senhas seguras é lembrar. Anotá-las em um papel guardado embaixo do teclado não é recomendado, tampouco armazená-las em um arquivo de texto no computador. Pagliusi explica que é comum hackers utilizarem a chamada engenharia social para arquitetarem seus crimes, e essa técnica envolve espionagem. O hábito de usar a mesma senha para diferentes serviços também deve ser abandonado, pois se uma conta for comprometida, todas ficarão vulneráveis.

Empresas em crise buscam recuperadores

Na contramão da crise, especialistas em reestruturações operacionais e financeiras fazem hora extra, ampliam a equipe e recusam clientes

Leia a matéria completa

Técnicas

Existem técnicas que podem ajudar na hora de criar senhas, como o uso de frases em vez de palavras. Edward Snowden, conhecido por ter vazado documentos sobre o esquema de vigilância global do governo americano, fez essa recomendação em entrevista no início do ano passado, brincando que uma boa chave seria “MargaretThatcheris110%SEXY”. Outra saída é o uso de aplicativos desenvolvidos especialmente para este fim, como Last Pass e F-Secure Key. Eles prometem armazenar de forma segura todas as senhas, que são acessadas por uma senha mestre.

“Basicamente, as pessoas têm que guardar apenas uma senha”, explica Ariel Torres, gerente de serviços técnicos da F-Secure para a América Latina. “É como uma caixa virtual, todas as senhas ficam armazenadas lá dentro, criptografadas. Para entrar no aplicativo, basta lembrar uma senha.”

Outra dica é criar códigos que mesclem letras e números para formar palavras e frases.

“Torres, por exemplo, se tornaria “T0RR3S”, diz o especialista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]