• Carregando...
Ato quis chamar a atenção para os escândalos envolvendo o HSBC na Suíça. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Ato quis chamar a atenção para os escândalos envolvendo o HSBC na Suíça.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realizou na manhã desta sexta-feira (6) uma manifestação em frente ao Palácio Avenida, uma das sedes o HSBC em Curitiba, contra as denúncias de evasão fiscal envolvendo o banco na Suíça, caso que ficou conhecido como “Swissleaks”.

O protesto, que começou por volta das 11 horas, teve o objetivo de chamar a atenção para o escândalo e dar visibilidade às denúncias. A grande preocupação, segundo o sindicato, é tentar, de alguma forma, proteger o emprego dos quase 20 mil bancários do HSBC no Brasil, seis mil deles em Curitiba.

De acordo com a entidade, enquanto os demais bancos que atuam no Brasil tiveram balanços positivos no último ano, a filial brasileira do HSBC acumulou prejuízo de R$ 711,1 milhões no país, o que pode levar o banco a promover ajustes e cortes de funcionários em 2015, teme o sindicato.

Durante o protesto, um panfleto com explicações sobre o “Caso Swissleaks” foi distribuído às pessoas que passavam pelo local. No panfleto, os bancários também pedem garantia de emprego. Segundo eles, os primeiros reflexos do escândalo mundial envolvendo o banco já estariam atingindo os funcionários do Brasil.

Diante de um momento de dificuldade do HSBC, a tentativa da entidade que representa os funcionários é estabelecer um canal de diálogo com a direção do banco no Brasil para encontrar soluções para a crise e evitar demissões.

Reivindicações

Na quinta-feira (5), representantes de funcionários do HSBC de todo o Brasil estiveram reunidos em Curitiba para organizar o encontro nacional dos bancários do HSBC, que deve ocorrer em abril, e para elaborar uma pauta com as reivindicações dos trabalhadores para 2015 que deve ser entregue ao banco. Segundo o sindicato, o protesto faz parte do calendário de reivindicações dos funcionários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]