• Carregando...
Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: inflação resistente é apontada como principal balizador para a decisão do Copom | Joedson Alves /Reuters
Alexandre Tombini, presidente do Banco Central: inflação resistente é apontada como principal balizador para a decisão do Copom| Foto: Joedson Alves /Reuters

O Banco Central confirmou as apostas e elevou nesta quarta-feira (4) a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto porcentual, para 12,75% ao ano. Foi a quarta alta seguida da taxa. Com a elevação, a Selic passa a ter seu maior valor desde janeiro de 2009.

A alta era a aposta de 59 dos 63 economistas ouvidos em pesquisa da Bloomberg. Os outros quatro viam aumento de 0,25 ponto porcentual, a 12,5%.

CDB e Fundos ampliam vantagem sobre poupança com Selic em 12,75%

Com a decisão do Banco Central de elevar nesta quarta-feira (4) o juro básico (taxa Selic) em 0,50 ponto porcentual, para 12,75% ao ano, os aplicadores devem ficar atentos quanto aos seus investimentos.

Leia a matéria completa

A inflação resistente, que deve ganhar força após a recente paralisação de caminhoneiros e depois de reajustes em energia, transporte e combustíveis aprovados no início deste ano, é citada por analistas como o principal balizador para a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária).

Com nova alta da Selic, Brasil volta a ter a maior taxa real de juros do mundo

Taxa é de 5,28%, à frente da China, segunda colocada, com juros reais de 3,18%

Leia a matéria completa

O IPCA (índice oficial de inflação) acumula avanço de 7,14% até janeiro, acima do teto da meta do governo, que é de 6,5%.

O último boletim Focus, do Banco Central, mostrou que a perspectiva de alta do IPCA neste ano subiu novamente, para 7,47% em 2015, acima da faixa superior da meta do governo, de 4,5% com margem de 2 pontos porcentuais para mais ou menos. Para 2016, a projeção é de 5,50%.

Novo aumento

Após a reunião desta quarta, Luciano Rostagno, estrategista-chefe do Banco Mizuho do Brasil, acredita em aumento de 0,25 ponto porcentual em abril.

“O BC deve deixar a porta aberta para nova alta por causa da questão fiscal. Joaquim Levy [ministro da Fazenda] tem anunciado medidas importantes na tentativa de colocar as contas públicas em uma trajetória sustentável para evitar perda de grau de investimento do Brasil [selo de bom mercado para se investir]”, diz.

A corretora Concórdia também não descarta mais um aumento de juros em abril, embora acredite que BC possa manter a taxa inalterada até dezembro após o aumento desta quarta.

“Em seu comunicado, o BC deve chamar a atenção para o fato que de a política fiscal será um fator importante de controle da inflação no futuro, já sinalizando, dessa forma, o encerramento do atual ciclo de altas de juros.”

PIB

A atividade econômica enfraquecida é o que limita novas altas da Selic neste ano. No terceiro trimestre do ano passado, o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu 0,1%, abaixo das expectativas.

Neste ano, o país deve ter retração de 0,58% do PIB, ainda de acordo com o Focus. A indústria continua sendo um peso sobre a atividade em geral, com contração de 0,72% no ano, segundo o boletim.

A expectativa é de que a economia melhore em 2016, com crescimento de 1,50%, de acordo com o Focus.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]