• Carregando...
Venda de 40 unidades do Embraer 195 faz parte da série de atos assinados nesta terça-feira, durante a visita oficial do primeiro-ministro da China, Li Keqiang. | Wikipedia
Venda de 40 unidades do Embraer 195 faz parte da série de atos assinados nesta terça-feira, durante a visita oficial do primeiro-ministro da China, Li Keqiang.| Foto: Wikipedia

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, assinou nesta terça-feira (19) acordo para financiar exportações de 40 aviões E-195, da Embraer, para o grupo chinês Hainan. O valor do negócio é de até US$ 1,3 bilhão. “Trata-se do primeiro acordo de financiamento do BNDES para exportações de aeronaves brasileiras com a China e envolverá, na etapa inicial, até dez aeronaves entre 2016 e 2017”, detalhou o banco de fomento, em nota.

O acordo foi firmado entre o BNDES, o Banco de Exportações-Importações da China (China Exim) e o Hainan, em Brasília. O acerto faz parte da série de atos assinados no Palácio do Planalto, durante a visita oficial do primeiro-ministro da China, Li Keqiang, à presidente Dilma Rousseff. A ação é a primeira a ser concretizada dentre as medidas incluídas no Memorando de Entendimentos firmado em julho do ano passado entre o BNDES e o China Exim, durante a visita do presidente Xi Jinping ao Brasil.

Além de Coutinho, da presidente Dilma e do primeiro-ministro Keqiang, participaram da cerimônia de assinatura a CEO do China Exim, Hu Xiaolian, o CEO do grupo Hainan, Chen Feng, e o diretor financeiro da Embraer, José Antonio Fillipo.

Navios

A Vale fechou acordo para vender quatro navios gigantes (VLOCs), conhecidos como Valemax, para a China Merchants Energy Shipping (CMES), em uma expansão do acordo que prevê a cooperação estratégica de longo prazo entre as duas empresas no transporte marítimo de minério de ferro, informou a mineradora em um comunicado nesta terça-feira (19).

O primeiro acordo entre as duas companhias foi firmado em 26 de setembro de 2014. Segundo a Vale, os detalhes do contrato ainda estão em discussão e o acordo com a CMES deve ser concluído nos próximos meses.

A Vale também informou que concluiu a venda de quatro navios VLOCs, com capacidade de 400 mil toneladas, para a China Ocean Shipping Company (Cosco), o maior armador e transportador de granéis sólidos da China e um dos maiores operadores de granéis sólidos do mundo. Essa transação está relacionada com o acordo assinado com a Cosco em 12 de setembro de 2014.

A transação totalizou US$ 445 milhões e o montante será recebido pela a Vale mediante a entrega dos navios para a Cosco, o que está previsto para acontecer em junho de 2015. Pelo acordo, quatro navios VLOCs são transferidos para a Cosco e afretados para a Vale em contrato de 25 anos.

Impasse

A proibição para a Vale atracar seus grandes navios nos portos chineses, no ano passado, vinha frustrando as tentativas da mineradora de reduzir os custos de frete e competir com rivais australianas, como BHP Billiton e Rio Tinto, que estão mais perto da China.

Armadores chineses estavam se opondo ao acesso dos grandes navios da Vale, dizendo que eles poderiam agravar o problema de excesso de oferta de embarcações no país. No início de 2015, após os acordos com as duas empresas chinesas, os navios Valemax passaram a receber autorização para atracar na China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]