• Carregando...
Serviço da Samsung se destaca por funcionar mesmo em leitores de cartões mais antigos | Reprodução/Samsung
Serviço da Samsung se destaca por funcionar mesmo em leitores de cartões mais antigos| Foto: Reprodução/Samsung

A promessa de transformar o celular em uma carteira digital, feita há anos por várias gigante de tecnologia, finalmente está prestes a virar realidade no Brasil.

A Samsung anunciou que começou a fazer testes nesta semana no país com o serviço de pagamentos da empresa chamado Samsung Pay, que utiliza as tecnologias MST (Transmissão Magnética Segura) e NFC (Comunicação por Proximidade) para viabilizar compras em lojas físicas com o smartphone.

A empresa não fala em que estabelecimentos estão ocorrendo os testes, mas diz que na lista estão as próprias lojas de celulares da marca, supermercados, farmácias, restaurantes, grandes magazines e postos de gasolina.

O Samsung Pay já está em funcionamento na Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura e Austrália. Segundo a marca, o serviço chegará oficialmente ao Brasil no “curto prazo”.

O acesso à carteira digital, porém, será limitado. No momento do lançamento, os portadores de cartões de débito e crédito terão a opção de fazer pagamentos somente com os últimos modelos de smartphones da marca: Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, Galaxy A5 e A7 (2016), Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge.

Além disso, os testes estão ocorrendo em parceria com o Banco do Brasil, Brasil Pré Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander – inicialmente, apenas os correntistas destes bancos poderão usar o serviço.

Como funciona

Para utilizar o Samsung Pay, o usuário primeiro precisa fazer o download do aplicativo oficial. Em seguida, é preciso cadastrar no app informações sobre os cartões de crédito e débito que serão utilizados nas transações. Serão suportadas as bandeiras Visa e MasterCard.

O uso combinado das tecnologias MST e NFC permite que as compras sejam feitas em vários tipos de máquinas. Com o NFC, basta aproximar o smartphone de um terminal compatível. O MST, por outro lado, faz com que o celular simule um cartão magnético físico, o que possibilita compras com leitores de cartões mais antigos, que não são compatíveis com NFC. Por isso, a empresa faz questão de afirmar que o serviço será “aceito em praticamente todos os lugares onde você passa seu cartão de crédito ou débito”.

A autorização da transação é feita a partir do leitor de biometria presente nos smartphones – um dos motivos que limita os modelos de aparelhos que podem ser usados.

Outras opções

A Apple também possui seu serviço de pagamento móvel, intitulado Apple Pay, compatível com os smartphones e relógios inteligentes da marca – o recurso, no entanto, ainda está restrito aos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, China e Singapura.

O Google é outra companhia que tem apostado no ramo de transações móveis, com seus serviços Google Wallet e Android Pay. O Google Wallet permite fazer transferências para qualquer pessoa por meio do e-mail ou do número de celular e, até o momento, está disponível apenas nos Estados Unidos. O Android Pay, que se assemelha mais aos serviços da Samsung e da Apple, também está sendo usado por enquanto apenas em lojas norte-americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]