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39% dos pesquisados disseram gostar de tirar fotos de comida para postá-la nas redes sociais. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
39% dos pesquisados disseram gostar de tirar fotos de comida para postá-la nas redes sociais.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Os brasileiros são os latino-americanos mais flexíveis com o uso de celulares na mesa, segundo pesquisa do site de compras coletivas Groupon sobre preferências e comportamentos gastronômicos. Somente 14% dos pesquisados acham que é falta de educação usar o aparelho durante uma refeição. Foram ouvidos cerca de 5 mil internautas de cinco países: Brasil, Chile, Argentina, Colômbia e México.

Os brasileiros são também os mais gostam de tirar fotos de comida para postá-la nas redes sociais: 39% concordam com essa prática; nove pontos percentuais acima da média, que é de 30%. Já os argentinos são os mais propensos a dividir a conta igualmente (86%), enquanto o Brasil tem o maior índice no quesito “pagar apenas o que se consome”, com 21% das respostas, quase o dobro da média, que é de 12%.

Nos cinco países, a culinária italiana é a que tem maior preferência, com 21% do total, seguida das culinárias argentina (14%) e mexicana (14%). Aliás, 49% dos argentinos preferem comida argentina e 44% dos brasileiros preferem comida brasileira. No Brasil, a comida japonesa está entre as favoritas, escolhida por 20% dos entrevistados; nos demais países, a média fica em apenas 10%.O sushi é mencionado entre os pratos favoritos em quatro dos cinco países que participaram da pesquisa. No Brasil, o sushi só perde para o churrasco, que tem a preferência de 28% dos entrevistados.

Em ocasiões especiais como aniversários e outras comemorações, a maioria dos respondentes, independentemente de nacionalidade, planeja gastar por volta de R$ 115 por refeição para duas pessoas. Mexicanos são os que mais gostam de sair para comer: 86% responderam que comem fora pelo menos uma vez por semana, quando a média é 60%.

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