• Carregando...
Shopping inaugurado em novembro de 1996 tem  120 lojas e cinco salas de cinema. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Shopping inaugurado em novembro de 1996 tem 120 lojas e cinco salas de cinema.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a venda de 70% da participação da BR Malls no Shopping Crystal, em Curitiba, e em outros três shoppings localizados no Rio de Janeiro e em Salvador. Os candidatos à aquisição são os fundos de investimento Vinci FII e BRL II, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União.

O Vinci FII é um fundo de investimentos imobiliários gerenciado pela Vinci Real Estate Gestora de Recursos e que faz parte de Grupo Vinci FII. Segundo documento enviado ao Cade, este fundo não teve faturamento em 2014 e as principais atividades das empresas do Grupo Vinci FII são gestão de fundos de investimento, aquisição de propriedades imóveis, administração e gerência de imóveis e de estacionamentos.

Nada fechado

Em comunicado via assessoria de imprensa, a BR Malls informa que a venda do Shopping Crystal ainda não foi fechada e que há o interesse de outros grupos internacionais na aquisição do empreendimento. Esclareceu ainda que permanece na administração e comercialização do Crystal e que, na hipótese de ocorrer a conclusão de qualquer transação, lojistas e consumidores serão informados prontamente.

A BRL II também é um fundo de investimento imobiliário, criado especificamente para esta operação. Sem atividades no Brasil, o BR II pertence ao Grupo PSP, um fundo de pensão de investimentos canadense, gerenciado e criado com a intenção de investir as contribuições líquidas dos planos de pensão do serviço público canadense.

A operação aprovada pelo Cade prevê que, depois da transferência das ações da BR Malls para Vinci FII e BRL II, haverá a aquisição das cotas do BRL II pelo PSPIB-SDL, que é a empresa holding do Grupo PSP. Dessa forma, Vinci FII e BRL II (que passará a ser detido pelo Grupo PSP) irão adquirir fração ideal, atualmente detida pela BR Malls, de ativos imobiliários relacionados aos seguintes shoppings centers: 70% no Crystal Plaza; 30% no Center Shopping Rio, no Rio de Janeiro; 30% no West Shopping, no Rio de Janeiro; e 44% no Shopping Paralela, em Salvador. Essas participações serão divididas na proporção de 25% para o Vinci FII e 75% para o BRL II.

Holding

A BR Malls administra o Crystal desde setembro de 2010, quando adquiriu 40% do shopping do principal acionista na época, o empresário Anibal Tacla, proprietário do Shopping Paladium e do futuro Jockey Club, no Tarumã. Na época, o negócio foi fechado em R$ 60 milhões. Quatro meses depois, comprou mais 30% por R$ 43 milhões, fechando 70%.

A BR Malls é uma holding do Grupo BR Malls e tem atividades relacionadas à administração, comercialização e desenvolvimento de shoppings centers do próprio grupo ou de terceiros. A holding administra ainda os shoppings Estação e Curitiba, na capital paranaense, e Catuaí, em Londrina e Maringá.

Inaugurado em novembro de 1996, o Crystal é um dos shoppings mais antigos de Curitiba. Tem 14 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) distribuídos em quatro pisos no coração do bairro Batel. São 120 lojas, cinco salas de cinema e área de alimentação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]