• Carregando...
O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos | Antônio More / 
Gazeta do Povo
O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos| Foto: Antônio More / Gazeta do Povo

A partir da próxima segunda-feira (4), a Caixa Econômica Federal vai reduzir o limite para o financiamento de imóveis usados com recursos da poupança.

A cota de financiamento de imóveis usados, apenas para operações com recursos da poupança, vai passar de 80% para 50% nas operações do Sistema Financeiro de Habitação, e de 70% para 40% para imóveis no Sistema Financeiro Imobiliário, pelo Sistema de Amortização Constante.

O banco admite que sua prioridade neste ano será o financiamento de imóveis novos, que serão poupados das novas regras, o que beneficia o setor de construção.

A mudança, que mitiga o problema da redução de depósitos na poupança, também não vale para as operações de habitação popular, de acordo com o banco.

Estratégia

“A Caixa Econômica Federal informa que o foco do banco este ano será o financiamento de imóveis novos, com destaque para a habitação popular - operações do Minha Casa Minha Vida e recursos do FGTS.”

Na opinião da advogada Daniele Akamine, sócia da Akamines Negócios Imobiliários, a mudança, por ora, não deve afetar os demais bancos, que poderão ser uma opção para os compradores. Com a nova alteração, segundo ela, eles estarão em um patamar de igualdade competitiva com a Caixa.

ENTENDA O QUE MUDA

Sistema Financeiro de Habitação

O Sistema Financeiro de Habitação regula a maioria dos financiamentos imobiliários no Brasil e usa recursos do FGTS ou da poupança.

A mudança da Caixa vale apenas para financiamentos com recursos da poupança. O limite que o consumidor pode parcelar vai cair dos atuais 80% para 50% do valor total do imóvel usado. O restante do valor deverá ser pago como entrada.

Para financiamentos usando recursos do FGTS, as regras não mudam.

O SFH envolve operações com imóveis de até R$ 750 mil em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no Distrito Federal; nos demais Estados, o valor é de até R$ 650 mil.

Sistema Financeiro Imobiliário

O Sistema Financeiro Imobiliário rege as operações que não se enquadram no Sistema Financeiro de Habitação.

Para essas operações, a Caixa irá reduzir o limite de parcelamento de 70% para 40% do valor total do imóvel usado.

Minha Casa, Minha Vida

As regras não mudam para os financiamentos de imóveis pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]