• Carregando...
 | /
| Foto: /

O etanol rende, em média, o equivalente a 69% do rendimento da gasolina nos carros flex modelo 2015, segundo testes do Inmetro. Isso significa que – na média – compensa abastecer com etanol sempre que seu preço ficar abaixo de 69% do custo da gasolina na bomba.

No entanto, a relação entre os dois combustíveis varia muito conforme o veículo. Para facilitar o cálculo do motorista, a Gazeta do Povo desenvolveu um aplicativo que indica qual é o combustível mais econômico para cada carro testado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular).

O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional iOS (no iTunes) ou Android (Google Play). Para usar o aplicativo no próprio site da Gazeta do Povo, clique aqui. Basta preencher os preços do etanol e da gasolina e indicar qual é o seu carro – os testes abrangem modelos fabricados a partir de 2009.

Modelos em falta

Nos primeiros anos do PBE Veicular, poucas montadoras cediam seus veículos para os testes. A adesão das fabricantes cresceu bastante desde então, mas ainda há algumas lacunas. A GM/Chevrolet, por exemplo, não participa do programa desde 2011.

Por isso, os carros da marca não foram testados pelo Inmetro e não aparecem no aplicativo. Em casos como esse, o usuário do app pode optar por não informar o veículo – o cálculo, então, será feito com base em uma relação média de 69%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]