• Carregando...

O Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba e Região (SMC) divulgou nesta segunda-feira (19) o balanço dos acordos salariais do setor de autopeças fechados em 2009. O índice de reajuste pedido pelos trabalhadores do setor é semelhante ao que foi obtido pelos colaboradores das montadoras de veículos.

De acordo com o sindicato, já houve acordo entre as empresas e um terço dos colaboradores do setor, o que corresponde a aproximadamente cinco mil metalúrgicos. Dessa forma, não há previsão de deflagração de greve, segundo a entidade representativa. A data-base da categoria é 1º de outubro. Em setembro, trabalhadores das montadoras Renault e da Volks paralisaram as atividades como forma de reivindicarem melhores salários e outros benefícios.

O reajuste acordado foi de 8,3% - o que equivale a aumento real de 3,7% -, além de abono salarial variando entre mil e R$ 1.500. O piso salarial da categoria é mil reais no Paraná, valor acima do que é pago no ABC paulista, segundo o sindicato.

A maioria das empresas que ainda não fecharam o acordo salarial fornece peças diretamente ao mercado, e não para as montadoras.

Com o aumento salarial, a previsão é de que R$ 21 milhões sejam injetados na economia paranaense em um ano.

Deixe seu comentário sobre o assunto:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]