Economia

Fechar
PUBLICIDADE

IR 2016

Cinco passos para uma declaração do Imposto de Renda sem erros

Especialistas apontam os principais caminhos para evitar que a prestação de contas com a Receita Federal termine na malha fina

 | Benett/Gazeta do Povo
Benett/Gazeta do Povo
 
0 0 COMENTE! [0]
TOPO

A Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda 2016 na próxima terça-feira (1). O acerto de contas com o Leão é descrito por especialistas como uma oportunidade para que o contribuinte coloque no papel todos os seus rendimentos no ano passado, tudo o que recolheu de impostos e seu patrimônio, fazendo uma avaliação inclusive de sua situação financeira.

Acesse o site da Receita Federal e faça o download do programa gerador da declaração

“A Receita quer ver sua evolução patrimonial e como isso se relaciona com sua renda. É algo que a pessoa pode aproveitar para avaliar sua saúde financeira”, diz Francesco Aloe Ribeiro, gerente sênior de impostos da EY.

É preciso ter em mente também que a Receita Federal tem hoje acesso a um número muito grande de informações sobre o contribuinte, o que diminui o espaço para omissões na declaração. A sugestão de especialistas é que o contribuinte apresente os dados com precisão e sempre embasado em comprovantes.

“A Receita cruza dados e consegue pegar até pequenas incorreções”, explica o consultor tributário da Sage IOB Antônio Teixeira. Por isso, uma das sugestões é que o contribuinte use as novas ferramentas disponibilizadas pela Receita que permitem importar automaticamente dados de declarações eletrônicas.

Veja cinco passos descritos pelos especialistas para uma declaração de IR sem erros.

Siga a Gazeta do Povo e acompanhe mais novidades

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Economia

PUBLICIDADE
Acompanhe a Gazeta do Povo nas redes sociais